
O universo da Turma da Mônica e de seus mais de 400 personagens ganha vida nas telas de cinema a partir desta quinta-feira (23) com a estreia de "Mauricio de Sousa - O Filme". O lançamento é uma emocionante homenagem ao cartunista, que está prestes a completar 90 anos no próximo dia 27. O longa-metragem explora a fundo a vida e a carreira do maior desenhista brasileiro, revelando sua infância, os desafios da vida familiar, os primeiros passos no mercado editorial e os momentos cruciais que o levaram ao estrelato.
O criador da Turma da Mônica é interpretado nas fases jovem e adulta por seu filho, Mauro Sousa. Ator de teatro e musicais, Mauro foi escolhido não apenas pela semelhança física e gestual, mas pela vivência e intimidade com a história do pai. Essa foi uma forma de dar a Mauricio o presente de se ver representado nas telas pelo próprio filho. Na infância, o cartunista é vivido pelo ator Diego Laumar.
A biografia de Mauricio de Sousa conta com um elenco de peso: Thati Lopes como Marilene, a primeira esposa do desenhista, Elizabeth Savalla como Vó Dita. Emílio Orciollo Neto como Antonio de Sousa, pai do quadrinista e Natália Lage como Nila, mãe dele.
O cartunista Mauricio de Sousa e o personagem Horácio, seu alter-ego
Sob a direção de Pedro Vasconcelos e codireção de Rafael Salgado, o filme adota uma escolha estilística única: o uso de câmeras estáticas em toda a produção. O objetivo é criar uma conexão direta com a linguagem dos quadrinhos, proporcionando ao público a sensação de estar dentro de uma HQ. O filme promete emocionar ao ir além dos sucessos, mostrando o lado humano de Mauricio, seus recomeços e os desafios na juventude e no início do mercado editorial.
A produção revela as origens das inspirações por trás dos personagens:
Mônica e Magali são inspiradas nas filhas do quadrinista.
Ícones como Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Horácio e Astronauta também têm suas histórias de criação exploradas, desde o primeiro personagem, Bidu, até o desenvolvimento da antiga Bidulândia, hoje MSP Estúdios.
O dinossauro Horácio, por exemplo, é considerado o alter-ego de Mauricio de Sousa. Criado em 1961, ele é um personagem gentil e pensativo, que protagoniza histórias sobre ética e amizade, muitas delas inspiradas em experiências pessoais do próprio criador. Para retratar a vida de Mauricio em diferentes épocas, as filmagens foram realizadas em cinco cidades: Carrancas e Passa Quatro (Minas Gerais), Lapa (Paraná) — escolhida para recriar Mogi das Cruzes por seu centro histórico preservado —, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Extra