Cidade

ROTAS

Veja as novas rotas e regras nos horários de pico durante o bloqueio da Ponte Metálica

Motoristas devem seguir rotas alternativas; agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos para orientar condutores

Da Redação

Domingo - 31/08/2025 às 07:40



Foto: Divulgação Ponte Metálica passa por reparos
Ponte Metálica passa por reparos

Com a interdição total da Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), o tráfego de veículos sobre a estrutura ficará suspenso por 30 dias. Para organizar o fluxo e reduzir os impactos no trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) definiu um esquema de circulação válido nos horários de pico, com mudanças importantes em ruas e avenidas próximas à ponte.

Segundo o órgão, pedestres e ciclistas continuarão tendo acesso liberado, mas motoristas deverão seguir regras específicas entre 6h e 9h e entre 16h e 19h, períodos de maior movimento. Confira:

Orientações das 6h às 9h

  • Quem trafega pela Avenida Maranhão não poderá acessar a Avenida Joaquim Ribeiro no sentido Norte/Leste pela rotatória, pois o retorno estará bloqueado. A alternativa será seguir direto pela Av. Maranhão até o retorno mais próximo, na Avenida Nações Unidas.
  • Condutores que circulam pela Avenida Pedro Freitas não poderão seguir em linha reta no sentido Sul/Norte. Será necessário fazer a conversão a partir do balão da Av. Nações Unidas.

Orientações das 16h às 19h

  • O acesso à ponte, pelo lado de Teresina, será permitido apenas para veículos que estejam na faixa da esquerda.
  • A entrada para a Rua Paissandu, para quem vem da Av. Maranhão, ficará interditada. A alternativa será utilizar a Avenida José dos Santos e Silva.
  • Motoristas com destino a Timon deverão permanecer na faixa da direita.

Rotas alternativas

Para reduzir os transtornos, motoristas poderão adotar rotas alternativas pelas demais ligações entre Piauí e Maranhão: a Ponte Presidente José Sarney, conhecida como Ponte da Amizade, que conecta Timon ao centro de Teresina, e a Ponte Engenheiro Antônio Noronha, a Ponte Nova, que dá acesso à zona Sul da capital. 

Inaugurada há 86 anos, a Ponte Metálica João Luís Ferreira foi a primeira ligação fixa entre Piauí e Maranhão. Projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz, sua construção utilizou mais de 700 toneladas de ferro importado. 

Hoje, os riscos estruturais tornam a interdição inevitável e evidenciam a necessidade urgente de manutenção em um dos principais cartões-postais da região.

Leia mais sobre:

Interdição total da Ponte Metálica inicia a partir desta segunda-feira (1º)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: