
Começou nesta segunda-feira (01), o famoso BRO-O-BRÓ, são os quatros meses mais quentes do ano no Piauí. E as previsões não são animadoras. Os termômetros devem marcar temperaturas acima dos 38ºC podendo marcar os 40°C nos municípios de Floriano, Oeiras, Alvorada do Gurguéia, Uruçuí, Valença do Piauí, Castelo do Piauí, Campo Maior e Piripiri. As informações são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh).
Contudo, tem uma notícia boa! As chuvas devem chegar em outubro e novembro, marcando a pré-estação chuvosa no centro-sul do estado. De acordo com as previsões da Semarh, as primeiras chuvas típicas da pré-estação chuvosa devem começar a cair a partir do dia 10 de outubro no extremo sul do Piauí. É importante ressaltar que os fenômenos climáticos La Niña e El Niño estão em estado de neutralidade, o que significa que não devem influenciar diretamente o padrão de chuvas no Piauí neste momento, explica a Semarh.
Além do calorão, são esperados índices baixos de umidade relativa do ar, que oscilarão abaixo dos 15% em setembro.
"O aumento das temperaturas no mês de setembro é um alerta importante. É fundamental que a população adote medidas de proteção, como hidratação e evitar a exposição ao sol nos horários de pico. O retorno das chuvas em outubro é uma ótima notícia, mas o cuidado com a saúde e o bem-estar deve ser uma prioridade durante todo esse período de calor intenso", destaca Sara Cardoso, meteorologista da Semarh.
Cuidados com o sol
Usar protetor solar com FPS adequado, reaplicando a cada 2-3 horas.
Evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
Usar óculos escuros com proteção UV.
Vestir roupas leves, chapéus ou bonés para proteger a pele.
Buscar sombra sempre que possível.
Beber bastante água para evitar desidratação.
Cuidados com a baixa umidade
Hidratar-se ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.
Usar hidratantes corporais e labiais para evitar ressecamento.
Manter um umidificador de ar em ambientes fechados (ou usar bacias de água/toalhas úmidas).
Evitar banhos muito quentes e demorados.
Lavar o nariz com soro fisiológico para reduzir irritações respiratórias.
Aumentar o consumo de frutas ricas em água (melancia, laranja, melão).