Cidade

AGRICULTURA FAMILIAR

Rafael Fonteles abre Programa Juventude Rural Transformadora nesta segunda (9)

O programa vai formar jovens do campo em um curso teórico-prático de Agricultura Familiar Sustentável

Da Redação

Segunda - 09/12/2024 às 09:35



Foto: CCOM/PI Programa Juventude Rural Transformadora
Programa Juventude Rural Transformadora

O governador Rafael Fonteles participa, nesta segunda-feira (9), às 19h, do encontro de ambientação com os 100 estudantes selecionados para o Programa Juventude Rural Transformadora. A solenidade marca a abertura da iniciativa que vai formar jovens do campo em um curso teórico-prático de Agricultura Familiar Sustentável. O evento será realizado no auditório do Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Central, na Praça da Liberdade, nº 1597, Centro de Teresina.

Esse será o primeiro encontro presencial depois das etapas de seleção dos estudantes. O evento em Teresina marca o primeiro contato dos estudantes, que representam todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, entre si e com os agentes de desenvolvimento territorial da SAF, que irão auxiliar os estudantes no processo de desenvolvimento de um projeto.

Eles permanecerão em Teresina até a quarta-feira (11), onde terão, durante este período, orientações sobre a plataforma online de aulas do IFPI.

A ideia do Juventude Rural Transformadora é que os 100 estudantes identifiquem oportunidades de aperfeiçoamento da produção da região onde vivem e construam projetos que permitam o desenvolvimento da realidade local a partir dos programas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

Os jovens selecionados irão receber uma bolsa de R$ 1 mil, que terá duração de 18 meses. Os estudantes selecionados são egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI e têm relação com a agricultura familiar nas suas comunidades.

O Juventude Rural Transformadora é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o IFPI e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: