Cidade

FISCALIZAÇÃO NO INTERIOR

Procon apreende mais de 350 botijões de gás durante operação no Piauí

A ação fiscalizou revendas clandestinas em quatro municípios; 12 estabelecimentos foram autuados.

Da redação

Sábado - 19/07/2025 às 08:52



Foto: Reprodução Procon apreende mais de 350 botijões de gás no interior do Piauí
Procon apreende mais de 350 botijões de gás no interior do Piauí

Durante uma operação realizada na última sexta-feira (18), a Secretaria de Fiscalização do Procon e do Ministério Público do Piauí (MPPI) apreendeu 354 botijões de gás de cozinha durante a XIV Operação Gás Legal, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de julho em quatro municípios do sul do estado: Picos, Geminiano, Sussuapara e Jaicós.

A fiscalização teve como objetivo combater a venda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), prática considerada ilegal e perigosa para os consumidores. Ao todo, 12 estabelecimentos foram autuados por comercializar o produto sem a devida autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em um dos casos, no município de Jaicós, os fiscais encontraram um depósito clandestino com 100 botijões armazenados de forma inadequada, o que representava risco à segurança da vizinhança. Os produtos apreendidos foram encaminhados para revendas autorizadas, garantindo o correto manuseio e armazenamento do gás.

A operação foi coordenada pelo Procon/MPPI, com o apoio do Procon Municipal de Picos e da Polícia Militar. Segundo o chefe da Secretaria de Fiscalização, Arimatéa Arêa Leão, o trabalho conjunto é fundamental para proteger a população. “Essa é uma ação que protege a vida das pessoas. Revender GLP sem autorização e sem seguir normas de segurança é uma prática criminosa e extremamente perigosa”, informou Arimatéa. 

Além da punição aos estabelecimentos ilegais, a operação também teve caráter educativo, alertando comerciantes e a população sobre a importância de adquirir botijões somente em revendas regularizadas, que seguem normas de segurança e garantem a qualidade do produto.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: