Cidade

PROBLEMA ANTIGO

Operação vai mapear imóveis que despejam esgoto irregular na Lagoa do Mocambinho

O espelho d'água sofre com a poluição e apresenta sinais visíveis de degradação, incluindo mau cheiro e formação de espuma em algumas áreas

Sexta - 14/11/2025 às 09:07



Foto: Ação deve identificar os imóveis que ainda despejam esgoto diretamente na Lagoa do Mocambinho
Ação deve identificar os imóveis que ainda despejam esgoto diretamente na Lagoa do Mocambinho

Uma operação para identificar os imóveis que ainda despejam esgoto diretamente na Lagoa do Mocambinho está sendo articulada em Teresina. O assunto foi tratado em reunião realizada esta semana no Ministério Público com todos os órgãos envolvidos no tema.

A situação da lagoa preocupa moradores e autoridades. O espelho d'água sofre com a poluição e apresenta sinais visíveis de degradação, incluindo mau cheiro e formação de espuma em algumas áreas. O problema é antigo, mas a solução definitiva depende justamente de conectar todos os imóveis do entorno à rede de esgoto.

Durante a audiência, a SDU Norte reconheceu que a limpeza manual da lagoa tem custo elevado e não resolve o problema de forma permanente. Enquanto isso, o IBAMA estuda a vazão do Rio Poti, que pode influenciar na capacidade de regeneração do local.

A empresa Águas de Teresina se colocou à disposição para atuar em conjunto na identificação dos pontos de esgoto irregular. A expectativa é que, uma vez mapeados os imóveis não conectados à rede, possa ser feita uma intervenção direcionada para obrigar as ligações regulares e começar a despoluir a lagoa que é uma das importantes áreas de lazer da zona norte de Teresina.

Participaram da audiência os representantes do IBAMA, a Superintendente Thais Paiva, e o técnico Bruno Moura, os representantes da SDU Norte, Weldon Bandeira e Brenda Leal, os Advogados da Empresa Águas de Teresina, Luciano Lins, Pedro Henrique e, ainda, o Técnico Ambiental Heverton Almeida, pela SEMAM.

Mais conteúdo sobre:

#Lagoa do Mocambinho #esgoto
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: