O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), realiza na próxima quarta-feira (11) a solenidade de encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo - Elas Vivas, Feminicídio Zero”, com o objetivo de promover a conscientização sobre as diversas formas de violência contra mulheres e meninas. O evento ocorrerá no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE), no Bairro Noivos, em Teresina.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que as campanhas de prevenção à violência doméstica são ações contínuas e que, durante o encerramento dos 21 Dias de Ativismo, serão lançadas novas iniciativas para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.
A solenidade contará com a entrega do selo e certificação “Aqui tem Mulher Segura”, além dos protocolos “Ei, Mermã, não se cale!” e “Mais Mulheres”. Também será lançado o Observatório da Mulher Piauiense, acompanhado da divulgação do boletim de dados e indicadores.
“No caso do Observatório da Mulher Piauiense, é um trabalho que envolve várias mãos da Secretaria das Mulheres, Secretaria da Segurança, Secretaria do Planejamento e Secretaria de Saúde. Esses dados são importantes não só para pesquisadores, mas também para o próprio Estado, para desenvolver políticas públicas voltadas às mulheres”, explicou a secretária.
A violência contra mulheres e meninas está contida em um contexto que considera interseccionalidades e vulnerabilidades que se sobrepõem. Por isso, o evento também busca propor medidas de prevenção e enfrentamento a essa violência, além de ser uma oportunidade de visibilizar a Campanha Brasil Sem Misoginia de forma a ampliar espaços de debate com a sociedade, construir igualdade e coibir a prática do feminicídio.
A campanha 21 dias de Ativismo é desenvolvida mundialmente e a participação do Governo do Estado fortalece o compromisso na luta por direitos e segurança das mulheres no Piauí, reforçando a importância do envolvimento de toda a sociedade no enfrentamento aos crimes contra mulheres e meninas.
Fonte: CCOM-PI