Cidade

CONFERÊNCIA DO CLIMA DE TERESINA

Especialistas nacionais e internacionais debatem o futuro das cidades quentes em Teresina

O CLIMATHE25 quer mais diálogo entre ciência, gestão pública e sociedade, estimulando soluções tecnológicas e financiamento para ação climática local

Quarta - 19/11/2025 às 12:49



Foto: Pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Beatriz Klink, será um dos destaques da 3ª Conferência do Clima de Teresina
Pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Beatriz Klink, será um dos destaques da 3ª Conferência do Clima de Teresina

A palestra “A Era do Calor”, com pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Beatriz Klink, será um dos destaques da 3ª Conferência do Clima de Teresina, o CLIMATHE25, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro. Com um trabalho focado em mudanças climáticas e adaptação urbana em uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo, Beatriz trará contribuições importantes para o debate. Outra participação internacional será a de Hortêncio Lopes, representante da Prefeitura de Boane, em Moçambique, que compartilhará experiências de resiliência urbana, trazendo a perspectiva de um país africano que também enfrenta severos desafios climáticos.


O evento, realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Agenda Teresina 2030, vai trazer debates sobre governança climática e adaptação ao calor extremo. Com o tema “Cidades Quentes, Ideias Vivas: Justiça Climática e Inovação para um Futuro Resiliente", o encontro integra três grandes iniciativas: o II Fórum de Justiça Climática de Teresina, a maratona “Pense Quente, Teresina!” e uma série de painéis e debates que reúnem gestores públicos, pesquisadores, organismos internacionais e representantes da sociedade civil.

A conferência acontece em um contexto onde Teresina enfrenta um dos maiores desafios climáticos do país, com temperaturas médias elevadas, ondas de calor cada vez mais intensas e desigualdades que ampliam a vulnerabilidade urbana. Nos últimos anos, o município tem se destacado por adotar políticas baseadas em evidências científicas, como o Plano de Ação Climática, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a participação em projetos de redes internacionais.

Além de apresentar resultados, o CLIMATHE25 busca aprofundar o diálogo entre ciência, gestão pública e sociedade, estimulando soluções tecnológicas e mecanismos de financiamento para a ação climática local. A maratona “Pense Quente, Teresina!”, cujo resultado será conhecido no segundo dia, reunirá especialistas e jovens inovadores em torno de projetos voltados à mitigação e adaptação climática. O II Fórum de Justiça Climática de Teresina, que encerra a conferência, abordará o impacto do calor sobre populações vulneráveis, mulheres e crianças, finalizando na leitura e assinatura da Carta de Teresina pelo Clima e pelo Cuidado.

O evento envolve o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). As inscrições para o CLIMATHE25 estão abertas pelo site www.semplan.pmt.pi.gov.br.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: