A palestra “A Era do Calor”, com pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Beatriz Klink, será um dos destaques da 3ª Conferência do Clima de Teresina, o CLIMATHE25, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro. Com um trabalho focado em mudanças climáticas e adaptação urbana em uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo, Beatriz trará contribuições importantes para o debate. Outra participação internacional será a de Hortêncio Lopes, representante da Prefeitura de Boane, em Moçambique, que compartilhará experiências de resiliência urbana, trazendo a perspectiva de um país africano que também enfrenta severos desafios climáticos.
O evento, realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Agenda Teresina 2030, vai trazer debates sobre governança climática e adaptação ao calor extremo. Com o tema “Cidades Quentes, Ideias Vivas: Justiça Climática e Inovação para um Futuro Resiliente", o encontro integra três grandes iniciativas: o II Fórum de Justiça Climática de Teresina, a maratona “Pense Quente, Teresina!” e uma série de painéis e debates que reúnem gestores públicos, pesquisadores, organismos internacionais e representantes da sociedade civil.
A conferência acontece em um contexto onde Teresina enfrenta um dos maiores desafios climáticos do país, com temperaturas médias elevadas, ondas de calor cada vez mais intensas e desigualdades que ampliam a vulnerabilidade urbana. Nos últimos anos, o município tem se destacado por adotar políticas baseadas em evidências científicas, como o Plano de Ação Climática, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a participação em projetos de redes internacionais.
Além de apresentar resultados, o CLIMATHE25 busca aprofundar o diálogo entre ciência, gestão pública e sociedade, estimulando soluções tecnológicas e mecanismos de financiamento para a ação climática local. A maratona “Pense Quente, Teresina!”, cujo resultado será conhecido no segundo dia, reunirá especialistas e jovens inovadores em torno de projetos voltados à mitigação e adaptação climática. O II Fórum de Justiça Climática de Teresina, que encerra a conferência, abordará o impacto do calor sobre populações vulneráveis, mulheres e crianças, finalizando na leitura e assinatura da Carta de Teresina pelo Clima e pelo Cuidado.
O evento envolve o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). As inscrições para o CLIMATHE25 estão abertas pelo site www.semplan.pmt.pi.gov.br.
Mais conteúdo sobre:
#Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) #Beatriz Klink #3ª Conferência do Clima de Teresina #CLIMATHE25