A partir do dia 17 de novembro, a caravana do programa Brasil Antenado começa a percorrer cidades do Piauí para ajudar famílias de baixa renda a instalar gratuitamente a nova antena parabólica digital, garantindo acesso à TV aberta com sinal de qualidade. A primeira parada será em São João da Fronteira, e o veículo itinerante oferece orientação prática sobre o uso da antena e ajuda no agendamento da instalação.
O programa, realizado pela EAF em parceria com o Ministério das Comunicações e a Anatel, garante acesso à TV aberta digital para famílias de baixa renda que vivem em localidades com sinal fraco ou inexistente. No Piauí, 88 municípios estão contemplados entre as fases A e B, e os moradores podem solicitar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, também disponível via WhatsApp.
“O Brasil Antenado é uma política pública que tem um conceito de inclusão, de poder proporcionar à população de menor renda a TV aberta e gratuita por meio da nova antena parabólica digital. No momento temos duas fases acontecendo e estamos evoluindo muito bem. Lembrando que serviço e o kit são totalmente de graça para a população”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF (Entidade Administradora da Faixa)
Além do atendimento presencial, a caravana visita um dia cada município, oferecendo orientação completa sobre o uso da antena digital. O programa já atende mais de 650 mil famílias em todo o país.
O Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, lembrou que o programa tenta alcançar a população em cidades com pouco ou nenhum sinal de TV aberta. “Estamos trabalhando dentro das políticas públicas para atender uma parcela da população que mais precisa, em especial aquela que está no CadÚnico em localidades mais afastadas, para que a gente possa levar um serviço com qualidade de imagem e de som similares àquelas que os grandes centros recebem hoje com o sinal digital”, acrescenta.
Com a chegada da caravana às cidades piauienses, os moradores terão suporte direto e poderão garantir que suas casas recebam o sinal de TV aberta digital, melhorando o acesso à informação, educação e cultura, especialmente em regiões mais afastadas.