O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou nesta terça-feira (10), por meio das redes sociais, que irá reativar a biblioteca virtual no prédio da Justiça Federal, que fica localizado no Centro da capital.
O anúncio foi feito após uma reunião com juízes federais. Segundo Silvio Mendes, a biblioteca virtual será destinada, principalmente, ao uso dos jovens teresinenses.
O Prédio Rosa, como também é alcunhado, fica situado na Praça Marechal Deodoro, no Centro de Teresina, e pertence à Justiça Federal no Piauí. O local funcionou como sede da instituição no período de 28 de setembro de 1979 a 7 de abril de 2000.
Em dezembro de 2008, foi inaugurado no local o Centro Nacional de Cultura da Justiça (CENAJUS) mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de fomentar a realização de ações sociais e de cidadania. Quando Silvio Mendes era prefeito, em 2009, no prédio também funcionava a biblioteca virtual, projeto que ele agora quer retomar.
O prédio abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCI) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), o Centro de Referência em Direitos Humanos de Teresina (CRDH), a Ouvidoria do Município, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho da Criança e do Adolescente e o Conselho LGBT.
Além dessas instituições, também funcionam no espaço a Biblioteca Municipal Abdias Neves e o Telecentro, que oferece cursos para a população em situação de vulnerabilidade social, dentre os quais se destaca o Pré-Enem.