Cidade

TRANSTORNO

Asfalto quebrado em obra de saneamento cede após forte chuva na zona Sul de Teresina

Águas de Teresina se pronunciou e disse que o trecho será recuperado ainda nesta terça-feira

Da Redação

Terça - 10/12/2024 às 10:25



Foto: Reprodução/Instagram Asfalto cede na zona Sul de Teresina
Asfalto cede na zona Sul de Teresina

O asfalto da avenida principal do bairro Saci, na zona Sul de Teresina, cedeu em um trecho de, aproximadamente, dois quarteirões, após as fortes chuvas que caíram na noite dessa segunda-feira (9) e na madrugada desta terça (10).

A Águas de Teresina está realizando uma obra no local há cerca de duas semanas, para a ampliação da rede de esgotamento sanitário. Segundo a empresa, equipes já estão no local para isolar e sinalizar a área, que deve ser recuperada ainda nesta terça-feira.

Moradores publicaram vídeos e fotos nas redes sociais, indignados com a situação. No início da manhã, quando ainda não havia sinalização no local, um carro teria afundado ao tentar trafegar pela avenida, que é uma das principais rotas da região.

Nesta semana, o bairro ainda vai receber obras nas seguintes áreas:

  • Ruas: Gen. João Henrique Gaioso – trechos: entre quadras 10 e 37 e entre 46 e 48, entre as ruas 11 e 14, entre as quadras 33 e 38, entre quadras 38 e 40, entre quadra 40 e 22, entre 32 e 35.  
  • Demais ruas: Francisca de Melo Lobo,  39 (Q 49), 42 (Q 50), Antônio Chaves, Ivan Tito Oliveira, Marechal Hermes da Fonseca, Humberto de Campos, Miguel Couto, 15 de novembro, São Francisco, Sidney de Bastos.

Confira um vídeo da situação da avenida no momento:

Empresa está sendo investigada pelo MP por supostas cobranças indevidas da taxa de esgoto

No dia 5 de dezembro deste ano, o Ministério Público do Piauí instaurou uma notícia de fato para apurar denúncias de moradores do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina. Segundo a população, a concessionária estaria cobrando taxa de esgoto equivalente ao consumo de água, mesmo sem ter concluído a implantação do sistema de esgotamento sanitário na região.

A notícia de fato foi instaurada pelo promotor Francisco de Jesus Lima, da 42ª Promotoria de Justiça, que determinou a expedição de um ofício à empresa, solicitando informações sobre as obras no bairro Mocambinho e esclarecimentos sobre a cobrança da taxa de esgoto.

Em nota, a Águas de Teresina disse que a tarifa de esgoto é cobrada mediante disponibilidade e que a rede coletora de esgoto no bairro Mocambinho já está disponível para conexão.

"A Águas de Teresina informa que a região do Mocambinho possui rede coletora de esgoto disponível para a conexão. Portanto, é cobrada a tarifa de esgoto mediante disponibilidade conforme artigo 45, 4º da Lei Federal nº. 11.445/2007 e de acordo com a cláusula 30.2.4 do Contrato de Subconcessão nº 001/2017. Sobre a paridade, a cada R$ 1,00 de consumo de água, paga-se R$ 1,00 para o tratamento do esgoto. Além disso, as famílias em situações de vulnerabilidade são beneficiadas com o desconto de 50% pela Tarifa Social", diz o texto.

Além disso, a empresa disse que os demais esclarecimentos serão apresentados no prazo determinado pelo órgão competente.

"Vale ressaltar que as obras de esgotamento sanitário são benefícios de longo prazo que irão proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos teresinenses. Atualmente, mais de 60% da cidade já conta com rede coletora de esgoto e a conexão dos imóveis é fundamental para uma cidade mais verde", diz a nota.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: