Brasil

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

Veja quem são os presos suspeitos de participar de esquema que lesou aposentados do INSS

Esquema de descontos ilegais leva à prisão ex-presidente do INSS, ex-gestores e empresários

Da Redação

Quinta - 13/11/2025 às 10:30



Foto: Divulgação Sede do INSS
Sede do INSS

A operação deflagrada nesta quinta-feira (13) pela Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de participar do esquema bilionário de descontos associativos ilegais em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O grupo é acusado de organização criminosa, corrupção, estelionato previdenciário e lavagem de dinheiro.

De acordo com a investigação, entidades e associações inseriam cobranças não autorizadas nos contracheques de aposentados e pensionistas, simulando filiações e mensalidades que nunca foram consentidas. O golpe, que teria movimentado cifras milionárias, atingiu milhares de beneficiários em todo o país.

Quem são os presos

Entre os principais alvos da operação está Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, que comandou o órgão entre julho de 2023 e o início de 2024. Stefanutto é apontado como uma das figuras centrais do esquema, suspeito de facilitar acordos e permitir o acesso de entidades ao sistema da Previdência.

Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS / Foto: Agência Senado

André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS.

Outro preso é Antônio Carlos Antunes Camilo, conhecido como “Careca do INSS”, ex-servidor e consultor informal de associações ligadas ao setor previdenciário. Ele já estava preso e foi alvo de um novo mandato. O Careca do INSS teria articulado a comunicação entre dirigentes das entidades e gestores públicos.

Careca do INSS, ex-servidor / Foto: Agência SenadoTambém foram detidos Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT), e Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional de Associações de Fundo Especial de Previdência e Assistência Social das Micro e Pequenas Empresas (Conafer). Tiago é irmão do presidente da Conafer e, segundo a PF, era responsável pela gestão financeira do grupo.

 Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Conafer / Foto: ReproduçãoAlém deles, foram presos Cícero Marcelino de Souza Santos e Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, ambos ligados à Conafer. Os dois são suspeitos de operacionalizar os descontos irregulares e movimentar recursos provenientes das cobranças indevidas.Cícero Marcelino, empresário ligado à Conafer / Foto: Lula Marques - Agência Brasil

Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, tambem ligadoo à ConaferComo funcionava o esquema

O grupo teria se beneficiado de falhas nos sistemas do INSS para incluir, de forma fraudulenta, contribuições associativas nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. Assim, valores mensais eram descontados automaticamente, sem autorização dos beneficiários.

De acordo com relatórios da CGU, parte das quantias era desviada para contas pessoais e empresas de fachada, usadas para lavar o dinheiro e ocultar a origem dos recursos. A operação também apura a participação de servidores públicos que teriam facilitado o acesso das entidades ao sistema de consignações.

Impacto e próximos passos

A fraude atingiu diretamente pessoas idosas e de baixa renda, que perceberam reduções inexplicáveis em seus benefícios mensais. O caso gerou ampla repercussão e motivou o governo federal a anunciar uma revisão geral nos contratos de desconto em folha do INSS.

Os presos devem responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e estelionato previdenciário. A PF ainda apura a extensão do prejuízo causado aos cofres públicos e aos beneficiários.

Veja a lista de presos até a última atualização:

1- Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS;

2- Antônio Carlos Antunes Camilo, "Careca do INSS";

3 - Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT);

4- Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e irmão do presidente da entidade, Carlos Lopes;

5 - Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário também ligado à Conafer;

6- Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, também ligado à Conafer.

7 - André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de Benefícios e relacionamento com o cidadão do INSS.

Fonte: PF e Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: