“Vejo mulheres que chegam no consultório achando que a menopausa é inimiga dela, que é um bicho papão, que é o fim da linha. E o que não é, muito pelo contrário”. Esse foi o destaque da entrevista com a ginecologista Danielle Borba no podcast Mulher Mais, comandado pela ex-vereadora Rosário Bezerra e pela Jornalista Michele Sâmia. Na gravação feita no estúdio do Portal Piauí Hoje, ela desmistificou essa fase da vida feminina, destacando que a menopausa é um novo começo cheio de possibilidades.
Ela explicou que a menopausa é caracterizada por um ano sem menstruação, marcando o fim do ciclo reprodutivo, enquanto o climatério é o período de transição que antecede esse momento. Um dos tabus mais comuns, segundo a médica, é a crença de que a vida sexual termina. “A mulher chega dizendo: ‘acabou a minha vida sexual?’”. Danielle esclareceu que, embora a libido possa diminuir, isso pode ser gerenciado. “A paciente pode chegar no consultório, começar a sua reposição hormonal e, se ela puder, existe a janela de oportunidade que a gente inicia a reposição até dez anos da data que ela parou de menstruar”, detalhou, ressaltando que os hormônios, quando bem indicados, são aliados.
A especialista também desfez mitos sobre a reposição hormonal. “As dúvidas são de que hormônio dá câncer, que hormônio engorda”. Ela afirmou que os estudos que geraram esse temor são antigos e que atualmente se utilizam hormônios bioidênticos, mais seguros e em dosagens menores. Esse tratamento, sempre personalizado, ajuda a proteger os ossos, o coração e a melhorar a chamada “névoa mental”, a dificuldade de memória que pode surgir.
Além do acompanhamento médico, Danielle destacou a importância do estilo de vida, com atividade física e alimentação saudável. Ela enfatizou o autoconhecimento como peça chave. “Quando a paciente tem a libido por ela mesma, ela chega onde for e ela consegue resolver suas coisas, consegue prosseguir com seus sonhos e projetos”. O suporte psicológico também foi citado como uma ferramenta valiosa para lidar com as questões emocionais que podem emergir nessa fase.
A médica ainda fez um alerta sobre os riscos de seguir conselhos da internet. “As redes sociais estão cheia de médico indicando vitamina. E aí as mulheres vão lá e compram por conta própria”. Ela explicou que o uso excessivo de suplementos, como a vitamina D, pode até causar danos aos rins. “O ideal é fazer acompanhamento, dosar essas vitaminas”, orientou.
Para Danielle, a menopausa representa uma oportunidade de recomeço. “É uma volta para ela mesma. Ela volta para ela”. Para a ginecologista, ressaltou que a mulher não tem prazo de validade. "Toda a idade é a idade de viver bem, de se conhecer e de tecer nossos sonhos e projetos realizados”.