Brasil

EFEITO LULA

Ford segue novo rumo no Brasil três anos após fechar fábricas demitir em massa

Fechada na Era Bolsonaro, a Ford transformou seu centro de pesquisas na Bahia em um dos maiores do mundo no atual governo

Da Redação

Quarta - 10/07/2024 às 05:20



Foto: Divulgação/Ford A Ford voltou com força total no atual governo brasileiro
A Ford voltou com força total no atual governo brasileiro

Três anos após fechar suas fábricas no Brasil, a Ford encontrou um novo fôlego no país. A montadora americana, que encerrou suas operações fabris em 2021, transformou seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, em um dos mais importantes do mundo. O local, que antes contava com 700 engenheiros e pesquisadores, agora abriga 1.600 profissionais.

Esse centro de desenvolvimento já produziu três motores usados globalmente pela Ford e quase metade das inovações em software e tecnologia de sistemas da montadora são concebidas no Brasil. “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford na América do Sul.

A Ford fechou e deixou muitos desempregados no Brasil na época do Governo Bolsonaro Além do núcleo de pesquisas na Bahia, a Ford mantém um centro de provas em Tatuí, São Paulo, em operação desde 1970. Atualmente, o local passa por obras para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em diversos mercados.

A estratégia da Ford agora se concentra em veículos maiores, como picapes, SUVs e comerciais leves importados, abandonando a produção de carros pequenos. Em 2023, a empresa registrou um crescimento de 40% nas vendas no Brasil em comparação a 2022, recolocando a empresa na rota do lucro.

O governo brasileiro também tem buscado estimular o setor automotivo. Após uma tentativa fracassada de barateamento de veículos, o Senado aprovou o Programa Mover, que oferece benefícios fiscais às montadoras que investirem em tecnologias de baixa emissão de carbono e pesquisa, seguindo o exemplo da Ford.

Tem mais

A Ford não é a única a ver potencial no Brasil. A Airbus, maior fabricante de aeronaves do mundo, está no país há 45 anos e produz helicópteros em Itajubá, Minas Gerais. A engenharia brasileira é altamente respeitada, com a Airbus integrando tecnologia desenvolvida no Brasil em sua cadeia de produção global.

Essas iniciativas mostram o potencial do Brasil como um centro de referência tecnológica, embora ainda sejam exceções. A transformação da Ford e o investimento contínuo da Airbus sinalizam um futuro promissor para a engenharia e inovação no país.

A felicidade agora reina entre os funcionários da Ford 

Fonte: Pedro Reis /Coluna Financeira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: