As jovens nascidas em 2007 e que completarão 18 anos em 2025 já podem se inscrever para o alistamento militar voluntário nas Forças Armadas. O prazo para a inscrição vai até 30 de junho e, pela primeira vez, a seleção será aberta para o sexo feminino, com 1.465 vagas distribuídas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
O processo de alistamento inclui entrevistas, testes físicos e exames de saúde, sendo que as candidatas poderão escolher a Força desejada. A incorporação está prevista para o primeiro semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou para o segundo semestre (de 3 a 7 de agosto), com duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.
O número de vagas para mulheres crescerá progressivamente até atingir 20% das vagas totais do serviço militar. Neste ano, são oferecidas 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. Para se inscrever, é necessário residir em uma das 28 cidades de 14 estados contempladas pelo Plano Geral de Convocação.
As jovens interessadas devem estar atentas também aos golpes. A Secretaria de Defesa alerta para sites fraudulentos que prometem facilidades na obtenção de certificados, recomendando que qualquer pagamento seja realizado apenas através da plataforma oficial de alistamento.
Desde a década de 1980, as mulheres já ingressam nas Forças Armadas, principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, mas a abertura do alistamento voluntário marca um avanço significativo para a participação feminina nas carreiras militares. Atualmente, cerca de 37 mil mulheres integram o efetivo, representando 10% do total.
Fonte: Agência Brasil