
A atriz e diretora brasileira Irene Ravache usou suas redes sociais nessa quarta-feira (17) para fazer uma crítica ácida à recente aprovação da PEC da Blindagem, que impede investigações e processos contra parlamentares sem a autorização prévia do Congresso. Em um vídeo, a artista fez uma ironia ao destacar os privilégios de políticos e a impunidade que a medida pode proporcionar.
"Você sabia que eu sou melhor que você?", iniciou Ravache, em tom provocativo. "Eu posso cometer vilanias, fazer pequenos, médios, grandes crimes. Você não pode. Não pode porque vai ser investigada, mas eu posso. Eu sou bem superior a você. Sabe por quê? Porque sou deputada. E quem garante isso? O Congresso", afirmou, referindo-se diretamente à recente aprovação da PEC que, para muitos, amplia a blindagem de parlamentares.
O que é e como funciona a PEC da Blindagem
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, aprovada pelo Congresso, altera as regras de investigação e punição de parlamentares. A principal mudança é que, a partir da aprovação, deputados e senadores não podem ser investigados ou processados sem o aval da Câmara ou do Senado, respectivamente.
Essa medida gera controvérsias, já que muitos consideram que ela cria uma camada de proteção para políticos, dificultando investigações e potencialmente favorecendo a impunidade.
Veja o vídeo: