
O Piauí está liderando uma revolução na saúde pública com o programa Piauí Saúde Digital, que já realiza consultas gratuitas em até 20 minutos via aplicativo e reduz a necessidade de deslocamento para hospitais em 80% dos casos. Em entrevista, ao jornalista Luiz Brandão, no portal Piauí Hoje, o secretário de Saúde, Antonio Luiz Soares Santos, detalhou os avanços, incluindo a expansão de telemedicina e a entrega de 16 centrais de diagnóstico até julho. O estado também está exportando o modelo para outros locais, como o Amazonas.
Antônio Luiz Santos, secretário de Saúde do Piauí Como funciona a Saúde Digital
O programa permite que qualquer cidadão agende consultas por um aplicativo, disponível 24 horas, incluindo feriados e madrugadas. Desde dores de cabeça até renovação de receitas, médicos avaliam os casos remotamente. Se necessário, o paciente é encaminhado para atendimento presencial.
- Aderência municipal: Todos os municípios, exceto Teresina, já aderiram ao sistema.
- Redução de custos: Prefeituras economizam com deslocamentos, já que exames como tomografia e raio-X são feitos em centrais regionais.
- Exames e laudos digitais: Resultados ficam disponíveis no aplicativo, com imagens e histórico completo do paciente.
Antônio Luiz no estúdio do portal Piauí Hoje com o jornalista Luiz Brandão Contratação de médicos
Sobre a contratação de médicos e parcerias o secretário informou que estado contratou uma empresa de renome nacional com expertise em saúde digital, que já tem 400 médicos piauienses cadastrados para atendimentos gerais e especializados. A empresa Integra, sediada no Piauí, intermediou a parceria e agora replica o modelo para o Amazonas.
- Cadastro ampliado: Um site será lançado para recrutar mais profissionais.
- Interoperabilidade: O sistema integra dados de exames e consultas em todo o estado, mas ainda aguarda conexão com a Rede Nacional de Dados de Saúde.
Acidente
O secretário também falou rapidamente sobre o acidente que sofreu na noite de segunda-feira (05/04), entre Colônia do Piauí e Oeiras. O carro ficou destruído, mas ele e o motorista saíram ilesos. "Está tudo bem. O carro ficou esbagaçado, mas nem eu nem o motorista tivemos ferimentos", relatou Antônio Luiz. O secretário manteve a agenda de trabalho e reforça seu compromisso com a expansão da saúde digital.
Entrevista
Clique aqui para assistir a entrevista completa do secretário Antônio Luiz ao jornalista Luiz Brandão.
