
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) começou a campanha "Semana Saúde na Escola", com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A ação vai do dia 14 ao 25 de abril. A primeira escola a participar foi a Unidade Escolar Modestino Monte, que fica na cidade de Altos, no norte do estado.
O principal objetivo é vacinar mais de 712 mil estudantes com menos de 15 anos, que estudam na educação infantil, ensino fundamental e médio, em 3.357 escolas públicas espalhadas pelo estado.
Na abertura da campanha, 60 crianças participaram e colocaram suas vacinas em dia. Foram aplicadas vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), meningite ACWY e HPV.
A técnica de enfermagem Natali Soares levou sua filha Maria Helena, de 9 anos, para se vacinar. “É muito importante manter as vacinas em dia. Hoje, minha filha tomou a vacina contra o HPV, que é recomendada a partir dos 9 anos. Agradeço à prefeitura e ao Governo por essa campanha. Como mãe, peço a Deus todos os dias que proteja nossos filhos e os profissionais da saúde do nosso estado”, disse Natali.
Márcia Silva, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Sesapi, acompanhou a ação e destacou a importância de vacinar os estudantes. “Nosso foco é proteger crianças e adolescentes. Queremos atingir a meta de vacinação e cuidar da saúde dos alunos. A campanha vai até 25 de abril, mas as ações podem continuar até 30 de maio. Além disso, a vacinação nas escolas pode seguir durante o ano todo”, explicou Márcia.
Fonte: CCOM/PI