Saúde

PREVENÇÃO CARNAVAL

Piauí terá testagem e orientação sobre IST e HIV durante o Carnaval; veja datas e locais

Ações incluem testagem rápida, distribuição de preservativos, autotestes e informações sobre PrEP e PEP em espaços públicos e eventos carnavalesco

Por Redação

Sexta - 06/02/2026 às 10:33



Foto: Reprodução/internet Campanha de prevenção leva testagem rápida, preservativos e orientações sobre IST e HIV a espaços públicos durante o Carnaval.
Campanha de prevenção leva testagem rápida, preservativos e orientações sobre IST e HIV a espaços públicos durante o Carnaval.

Durante o Carnaval 2026, terá testagem e distribuição de preservativos e ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e aids em vários pontos de Teresina.  A abertura oficial da campanha acontece no dia 8 de fevereiro, das 16h às 20h, no Parque Potycabana, em Teresina, serão ofertados testes rápidos para IST/HIV, distribuição de preservativos, materiais educativos, autotestes para HIV e orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), em parceria com o CTA Estadual e movimentos sociais.

O cronograma de atividades segue no dia 9 de fevereiro, com a cerimônia de lançamento do Passe Livre para Pessoas Vivendo com HIV, além de ações programadas para o dia 10, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), e no dia 11, na Secretaria estadual de planejamento (Seplan). Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a campanha se estende a municípios que registram grande concentração populacional durante o Carnaval, por meio de atividades extramuros.

Ao longo de todo o período, a iniciativa reforça informações sobre formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, além de promover o enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra pessoas vivendo com HIV/aids e outras infecções, incluindo estigmas relacionados à raça, gênero, orientação sexual e identidade de gênero. 

De acordo com a coordenadora de IST da Sesapi, Cristiana Rocha, a programação foi planejada para alcançar um maior número de pessoas. “O calendário de ações permite que a população tenha acesso contínuo à informação, à testagem e aos insumos de prevenção, fortalecendo o cuidado em saúde antes, durante e após o Carnaval”, destacou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: