O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) foi tomado pelo espírito natalino nessa quarta-feira (11), com a visita especial do Papai Noel e da Mamãe Noel. Eles passaram pelos corredores do hospital, distribuindo presentes, cantando músicas natalinas e espalhando alegria para as crianças e seus familiares. A ação foi organizada pelo Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar do Piauí, para promover a humanização do ambiente hospitalar.
Sob a coordenação da professora Ivoneide Amorim, a equipe pedagógica se dedica a garantir o acesso à educação para as crianças internadas, ao mesmo tempo, em que busca oferecer momentos de conforto e esperança. "Além da troca de carinho e das sessões fotográficas, a visita revisitou valores fundamentais do Natal, como amor, solidariedade e fraternidade", destacou a docente.
O diretor-geral do hospital, Ribamar Bandeira, falou sobre a importância do gesto: "A visita do Papai Noel é simples, mas tem um impacto enorme, pois ajuda a amenizar o sofrimento das crianças que estão enfrentando dificuldades", afirmou.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, ressaltou a relevância da ação no cuidado humanizado. "No Hospital Infantil, priorizamos um atendimento acolhedor. Esse tipo de gesto mostra como pequenas ações podem encantar e contribuir positivamente para a recuperação das crianças", afirmou.
Além disso, as professoras do Serviço de Escolarização Hospitalar desempenham um papel essencial, oferecendo apoio emocional e proporcionando experiências significativas para os pacientes. A presença do Papai Noel e da Mamãe Noel nas festividades reflete o trabalho contínuo em criar um ambiente mais acolhedor e afetuoso.
As comemorações de Natal no HILP continuam nos próximos dias, com destaque para o tradicional passeio das crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), que visitarão o Papai Noel no Teresina Shopping. Essas iniciativas reforçam o compromisso do hospital com a humanização do atendimento e o bem-estar dos pacientes.
Fonte: CCOM/PI