
O primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí superou a marca de mil atendimentos em menos de um mês de funcionamento. Inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 11 de julho, o centro soma, até agora, 218 pacientes cadastrados e 1.007 atendimentos realizados nas mais diversas especialidades.
A unidade oferece atendimento a pessoas de todas as idades, com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais, incluindo neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. O espaço também conta com sala de estímulo multissensorial e brinquedoteca, como parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.
Foto: Gabriel Paulino
As atividades do centro tiveram início no dia 14 de julho, com os primeiros 12 pacientes passando por triagem. Atualmente, mesmo operando com cerca de 80% da sua capacidade, o Cetea já realiza atendimentos multiprofissionais e trabalha na construção de planos terapêuticos individualizados para cada paciente.
Foto: Gabriel Paulino
Em três semanas, o centro já ofertou 1.007 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: 224 atendimentos de enfermagem; 146 de serviço social; 137 de fonoaudiologia; 117 de psicologia; 94 de fisioterapia; 76 de psicopedagogia; 57 de nutrição; 55 de neurologia; 45 de psiquiatria; 29 de educação física; 24 de musicoterapia; e 3 de odontologia.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, destacou os resultados com menos de um mês de funcionamento do Cetea, reforçando a importância do centro para as famílias e para a política de inclusão no Piauí. “Em menos de um mês já superamos mil atendimentos às famílias com filhos diagnosticados com transtorno do espectro autista, o que mostra a relevância do centro para a reabilitação e inclusão dessas crianças. Antes, muitas famílias enfrentavam uma longa fila de espera e não tinham para onde encaminhar seus filhos para um atendimento multidisciplinar. Hoje, o Cetea oferece esse suporte completo em um único local, com uma equipe especializada, o que evita o deslocamento entre diferentes centros e garante mais eficiência no cuidado”, afirmou o gestor.
Foto: Gabriel Paulino
Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí possui quase 38 mil pessoas que declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Diante desse cenário, o Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), estruturou o Cetea para ampliar o acesso a diagnósticos, terapias e acompanhamento especializado. Os recursos financeiros para a implantação do centro, em torno de R$ 5 milhões, são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual.
Foto: Gabriel Paulino
Sob gestão da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, o Cetea funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso aos serviços é feito por meio da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a triagem para o novo centro especializado.
O Cetea está localizado na Avenida Higino Cunha, Nº 1552, no bairro Cristo Rei, em Teresina, no prédio do antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa. A proximidade com o Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e com o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) favorece a integração dos serviços e facilita o acesso do público-alvo à rede de cuidados especializados.
Fonte: Secom