Política

DISCURSO

Severo Eulálio abre ano legislativo e apresenta balanço das ações da Alepi em 2025

Presidente da Assembleia destaca produtividade, investimentos em modernização, transparência e metas para 2026

Por Natalia Costa

Segunda - 02/02/2026 às 11:28



Foto: Print/Alepi Presidente da Alepi, Severo Eulálio, durante discurso na abertura do Ano Legislativo
Presidente da Alepi, Severo Eulálio, durante discurso na abertura do Ano Legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, abriu nesta segunda-feira (2), a sessão solene que marca o início do ano legislativo de 2026. Em seu discurso, o parlamentar apresentou uma prestação de contas das atividades desenvolvidas ao longo de 2025, primeiro ano do biênio 2025–2026, e destacou os desafios e prioridades para o novo período.

Durante a fala, Severo ressaltou a importância simbólica da abertura dos trabalhos, especialmente por se tratar de um ano de eleições gerais, reforçando o papel do Parlamento no fortalecimento da democracia e na construção de políticas públicas voltadas ao interesse coletivo.

É sempre motivo de entusiasmo. Em 2026, ano de eleições gerais, então esse momento tem uma dimensão ainda mais significativa. É neste parlamento que se fortalece a democracia. É por meio de um debate legislativo que se pavimentam os caminhos para o futuro.

Ao apresentar o balanço das ações de 2025, o presidente destacou a produtividade da Casa. Segundo ele, mais de 2.300 atos legislativos foram realizados ao longo do ano, incluindo sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, totalizando 128 sessões.Mesa de honra | Foto: print/Alepi

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi citada como um dos principais destaques, com a realização de mais de 30 reuniões e a análise de 630 matérias, o maior volume registrado nos últimos cinco anos. No total, entre comissões e plenário, foram apreciados e votados 957 projetos de lei, indicações, propostas de emenda à Constituição, requerimentos e outros atos legislativos.

Este é o Parlamento que trabalha, que produz, que entrega resultados.

Modernização e serviços à população

Severo Eulálio também ressaltou o lançamento do programa Avança Alepi, em março de 2025, iniciativa voltada à modernização administrativa, ao fortalecimento da atuação parlamentar e à ampliação da transparência. Entre as ações, ele destacou os investimentos em tecnologia, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, que trouxe mais agilidade e clareza aos processos internos.

O presidente enfatizou ainda os serviços prestados diretamente à população. O Procon Alepi realizou mais de seis mil atendimentos, enquanto o programa Defensoria Alepi ultrapassou mil atendimentos em apenas três meses. Já o projeto Assembleia em Ação, em duas edições, contabilizou cerca de 100 mil atendimentos gratuitos em diversas áreas.Severo Eulálio | Foto: print/Alepi

Interiorização e memória institucional

O ano de 2025 também foi marcado pelas comemorações dos 190 anos do Poder Legislativo estadual. Por meio do projeto Alepi Itinerante, sessões solenes foram realizadas em municípios como Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus, aproximando o Parlamento da população do interior.

Além disso, foram lançadas iniciativas voltadas à preservação da memória institucional, como o livro do jornalista Zózimo Tavares sobre o deputado Wilson Brandão e a exposição itinerante em homenagem aos 40 anos do Palácio Petrônio Portella, sede do Legislativo estadual.

Outro destaque foi a expansão da TV Assembleia, que passou a operar em sinal aberto em cidades como Picos, Parnaíba e Floriano, ampliando o acesso da população às atividades parlamentares.Diversas autoridades estaduais estiveram presentes na Alepi | Foto: print/Alepi

Reconhecimento nacional e metas para 2026

Em dezembro de 2025, a Alepi recebeu o selo Ouro de Qualidade e Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas. A Assembleia atingiu 100% dos critérios essenciais exigidos pela certificação.

“Este selo não é apenas uma distinção honorífica, é a comprovação material do nosso compromisso irredutível com a transparência e com o interesse público”, destacou.

Para 2026, Severo Eulálio afirmou que a principal meta é concluir a reforma do Palácio Petrônio Portella, além de dar continuidade ao programa Avança Alepi, com foco em inovação, eficiência e fortalecimento institucional.

Entregaremos ao povo do Piauí um Palácio renovado, à altura da grandeza do nosso Legislativo”.

Ao final do discurso, o presidente agradeceu aos servidores da Casa, aos deputados estaduais e às parcerias institucionais com os poderes Executivo e Judiciário, reforçando o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento do estado.

Plenário Alepi | Foto: print/Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: