Política

RITO PROCESSUAL

Sabatina de Carlos Brandão no Senado será dia 13 de agosto; ele concorre a uma vaga no STJ

Indicado por Lula, magistrado piauiense com 26 anos de carreira e sólida formação acadêmica pode se tornar novo ministro do Superior Tribunal de Justiça

Por Luiz Brandão

Sábado - 26/07/2025 às 13:01



Foto: Arquivo pessoal Carlos Brandão faz questão de mostrar as cores da bandeira do Piauí
Carlos Brandão faz questão de mostrar as cores da bandeira do Piauí

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), terá sua sabatina no Senado Federal marcada para 13 de agosto, a partir das 9h. O magistrado piauiense, com larga experiência na Justiça Federal, foi escolhido para ocupar uma das vagas reservadas aos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Nomeado desembargador do TRF-1 em 2015, Brandão construiu uma carreira de destaque na magistratura, iniciada em 1997 como juiz federal no Piauí. Ao longo de mais de duas décadas, atuou como diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, exerceu funções no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e coordenou programas de conciliação no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com formação acadêmica destacada, Brandão é doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de possuir especializações no Brasil e no exterior.

Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o magistrado acumula participação em comissões jurídicas e acadêmicas, além de ter recebido honrarias como a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e condecorações do Exército Brasileiro.

A sabatina no Senado será determinante para a confirmação do nome, que, se aprovado, levará ao STJ um magistrado com reconhecida trajetória na Justiça Federal e na área acadêmica. Na sexta-feira (25/07), Brandão foi homenageado pela Justiça Federal no Piauí, onde atuou por mais de 20 anos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: