O governador do Piauí, Rafael Fonteles, usou suas redes sociais na noite desta quarta-feira (21) para parabenizar o presidente Lula e ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, pela escolha do piauiense Chico Lucas para chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Chico Lucas foi oficialmente apresentado nesta quarta-feira (21) como o novo chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. A nomeação ocorreu após reunião em Brasília com o ministro Wellington Lima e Silva.
A indicação partiu do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que destacou os resultados obtidos por Lucas no Piauí. Ele também teve o apoio do governador Rafael Fonteles para assumir o cargo.
Pela manhã, durante conversa com jornalista do portal Piauí Hoje, Chico Lucas evitou confirmar a nomeação, limitando-se a afirmar que estava na capital federal para "compromissos oficiais". A reportagem apurou que o encontro com o ministro era um desses compromissos, no qual a posse foi formalizada.
Mensagem do governador
A seguir, a íntegra da mensagem do governador Rafael Fonteles ao presente Lula e ao ministro Wellington César Lima e Silva pela nomeação de Chico Lucas.
"Parabenizamos o Presidente Lula e o Ministro da Justiça, Wellington César, pela escolha do nosso Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, para o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública.
O Estado do Piauí tem obtido expressivos resultados na redução da violência em relação a todos os tipos de crimes, com destaque para uma redução superior a 30% nos homicídios e superior a 50% nos roubos de celulares.
Isso se deve à prioridade do nosso governo para a segurança pública e à competência e dedicação do nosso Secretário Chico Lucas. E chegou o momento da experiência e do talento piauienses servirem à política de segurança pública de todo o Brasil.
Temos convicção de que o Brasil inteiro irá ganhar muito com o nosso Chico Lucas à frente dessa importantíssima missão! Que Deus lhe ilumine, meu irmão!".