O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã deste sábado (20), a nova Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) Tenente Laurentino da Costa Veloso, em Nazária. Com um investimento superior a R$ 2,3 milhões, o novo espaço marca a 137ª unidade de segurança reformada ou construída na atual gestão, consolidando a estratégia de integração entre as forças policiais.
A estrutura de 507 m² foi projetada para abrigar, em um único local, as Polícias Civil e Militar, otimizando o fluxo de informações e o atendimento ao cidadão. O prédio conta com gabinetes, salas de reconhecimento, cartório, alojamentos modernos e áreas específicas para o comando da PM.
A nova unidade não beneficia apenas Nazária. Segundo o governador, a UISP é peça-chave para o cinturão de segurança da saída sul de Teresina (PI-130), impactando os municípios de Palmeirais, Curralinhos e Demerval Lobão. O objetivo é impedir que a criminalidade combatida na capital migre para as regiões metropolitanas e cidades vizinhas, além de reforçar a fiscalização na divisa com o Maranhão com foco no uso intensivo de inteligência e presença ostensiva para manter a queda nos índices de violência.

Uma das grandes novidades anunciadas durante a solenidade foi a ampliação do SPIA (Sistema de Proteção Integrada e Inteligência Acadêmica). O sistema de videomonitoramento inteligente será expandido para as regiões metropolitanas de Teresina e Parnaíba. Em Nazária também receberá câmeras integradas, cujas imagens serão transmitidas diretamente para a nova unidade integrada.
O governo destacou que o SPIA está pronto para se conectar a sistemas instalados por prefeituras e até pela iniciativa privada, criando uma rede de vigilância colaborativa em todo o estado.
"Nosso sistema está preparado para integrar com os sistemas municipais e até privados. Esse esforço coletivo é que vai fazer o crime reduzir ainda mais", afirmou Rafael Fonteles.

Além da segurança, o evento marcou um avanço administrativo para o município: a sanção da lei que revisa os limites de Nazária. Com a mudança, a localidade Fazenda Nova passa a integrar oficialmente o território municipal, permitindo que o Governo do Estado avance com os projetos de regularização fundiária para os moradores daquela região.
Fonte: SSP-PI