
O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (12), em Brasília, da sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí. Em discurso na tribuna da Casa, o governador destacou que os deputados são mais próximos do povo do que outras autoridades, como governadores.
“É muito oportuna a proposição desta sessão, pois nunca é demais celebrar a democracia. E quem mais representa a democracia é o Poder Legislativo, a Casa do Povo, seja em nível federal, estadual ou municipal. São, de fato, os parlamentares que mais têm essa proximidade com a população no dia a dia”, destacou Rafael.
O chefe do Executivo do Piauí frisou ainda que os deputados são eleitos pelo povo, assim como governadores, presidentes e prefeitos, e ajudam a governar. “Temos profundo respeito pelo Poder Legislativo, igualmente eleito pelo povo como nós e, portanto, governamos juntos”, disse.
Severo Eulálio
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, falou do orgulho de receber a homenagem e representar a população do seu estado. “É um orgulho muito grande receber essa homenagem pelos 190 anos do Poder Legislativo, que tem contribuído, desde seu início, para o povo”, comentou o parlamentar.
Eulálio destacou várias ações da Assembleia Legislativa, entre elas o fato de ser o primeiro parlamento brasileiro a operar uma TV em canal aberto, com transmissão das sessões. “Essa decisão transformou substancialmente a relação da Alepi com a população, levando transparência, informação e cidadania aos mais remotos territórios do Piauí”, comentou ele, referindo-se à TV Assembleia.
A proposição da homenagem foi do deputado federal Flávio Nogueira, que presidiu a sessão. Estiveram presentes na solenidade, entre outras autoridades, o senador Marcelo Castro, deputados estaduais, o deputado federal Merlong Solano e o ex-deputado federal Osmar Júnior.
A Alepi foi instalada em 4 de maio de 1835, na então Vila de Oeiras, capital da Província do Piauí, após a promulgação da Lei Imperial nº 16, de 1834. O Parlamento provincial era composto por 20 deputados, eleitos para mandatos de dois anos. “A instalação do Parlamento provincial fortaleceu a representação política dos cidadãos dentro da estrutura governamental piauiense”, destacou Flávio Nogueira.
Fonte: SECOM/PI