Política

ELEIÇÕES 2024

Pré-candidatos aproveitam presença de Lula para produzir material de campanha

Fotos dos pré-candidatos a prefeito com o presidente deverão ser usadas durante a campanha eleitoral

Sérgio Fontenele

Segunda - 24/06/2024 às 13:12



Foto: Reprodução/Instagram Pré-candidato Fábio Novo, Lula e o governador Rafael Fonteles
Pré-candidato Fábio Novo, Lula e o governador Rafael Fonteles

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí, na sexta-feira passada (21), para participar da 10ª edição da Caravana Federativa – evento organizado pelo Ministério da Casa Civil e Governo do Estado –, no Centro de Convenções, serviu também para “turbinar” pré-candidaturas majoritárias do PT em várias cidades.

A presença de Lula serviu de oportunidade para, entre outros tantos encontros e conversas, que os pré-candidatos a prefeitos aliados conseguissem uma sessão de fotos com o presidente. Essas fotos serão utilizadas como material de divulgação da campanha eleitoral.

Um dos principais casos é o do deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, pré-candidato à Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), que fez uma sessão de fotos com o presidente. Outros pré-candidatos majoritários em outras cidades piauienses também conseguiram seu “click” com Lula. É o caso do deputado estadual Dr. Hélio (MDB), pré-candidato à Prefeitura Municipal de Parnaíba; da atual prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, pré-candidata à reeleição; do deputado estadual Pablo Santos (MDB), pré-candidato a prefeito de Picos. E ainda do prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim (MDB), mais um que é pré-candidato; entre outros.

A intenção, portanto, é “colar” a imagem e força política de Luiz Inácio Lula da Silva como “cabo eleitoral” de maior peso no País, repetindo, aliás, estratégia adotada por todos os candidatos majoritários e proporcionais do PT e seus aliados, em todos os estados brasileiros, desde antes das eleições de 2002.

Eleito presidente da República pela primeira vez, depois que começou a disputar o principal cargo eletivo do País, em 1989, Lula se consolidou como um dos maiores líderes políticos populares de toda a história brasileira. De lá para cá, todas as eleições foram marcadas pela associação direta da imagem do presidente aos candidatos aliados. E isso funcionou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: