Política

LUTO

Morre Antero Geraldo, fundador do PT em Paulistana e símbolo da luta camponesa no Piauí

Trabalhador rural e pioneiro na construção partidária no estado, ele deixa um legado de firmeza ideológica e dedicação à democracia

Por Luiz Brandão

Domingo - 31/08/2025 às 19:15



Foto: Álbum da família Antero Geraldo: firmeza na luta pela reforma agrária
Antero Geraldo: firmeza na luta pela reforma agrária

Morreu neste domingo (31/09), em um hospital de Picos, o trabalhador rural aposentado Antero Geraldo de Souza. Ele 65 anos, morava em Paulistana, no Sul do Piauí, e foi um dos fundadores históricos do Partido dos Trabalhadores (PT) no município e no estado. A família não divulgou a causa da morte.

A trajetória de Antero se confunde com a própria história da luta pela redemocratização do Brasil e pela voz do campo na política partidária. Em um tempo de reconstrução da democracia, figuras como ele, ao lado de outros pioneiros como Zé Pereira, de Floriano, foram essenciais para plantar a semente do PT no estado, saindo das cidades para organizar e dar poder político aos trabalhadores rurais da região.

Segundo os amigos, Antero não foi apenas um fundador, foi um dos principais responsáveis pela instalação e manutenção do partido em Paulistana. Também dizem que sua firmeza ideológica era reconhecida por todos, um militante que permaneceu leal aos princípios de justiça social e à defesa intransigente dos mais pobres, mesmo diante das adversidades.

Sua luta era herdeira direta do movimento das Ligas Camponesas e da corajosa mobilização dos trabalhadores rurais que, décadas antes, ousaram desafiar o latifúndio e exigir Reforma Agrária e dignidade para quem vive do campo.

Sua morte é sentida não apenas por sua família (deixa a viúva e dois filhos), mas por toda a base militante. O Diretório Municipal do PT em Paulistana emitiu uma nota de pesar, destacando sua contribuição fundamental para a construção e o fortalecimento da sigla na região. 

"Antero Geraldo de Souza representa uma geração de combatentes que acreditou na política como instrumento de transformação e na democracia como valor inegociável. Seu legado é um chamado para que essas bandeiras históricas sigam sendo erguidas", diz Betinho um líder do PT em Paulistana.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: