Com a perspectiva de levar a pauta da inclusão para um novo patamar político, o secretário estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência do Piauí, Mauro Eduardo, anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2026. O anúncio foi feito durante entrevista ao podcast “Mandando Bem”, conduzido por Wiliam Guimarães, mais um programa com a assinatura do Portal Piauí Hoje. O gestor da Ceid acredita que tem chances de se eleger, tornando-se a primeira pessoa com deficiência na Assembleia Legislativa.
Ele descreveu a candidatura não como um projeto pessoal, mas como a continuidade natural de sua luta de mais de 25 anos. “Isso é um projeto de milhares e milhares de pessoas que precisam de uma representatividade legítima”, disse.
Mauro Eduardo com William Guimarães
A trajetória que agora mira o legislativo estadual começou em 1998, com a fundação da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina, entidade da qual foi presidente. A vivência das dificuldades no dia a dia motivou a mobilização por direitos básicos, como a implantação do transporte acessível na capital. Essa atuação o levou, em 2003, a ser convidado para compor o governo estadual, onde ocupou cargos de coordenação até assumir a secretaria executiva em 2015.
Hoje, além de secretário, ele preside o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência e o Fórum Nacional de Gestores de Políticas para Pessoas com Deficiência, tornando o Piauí referência na área. “Nos últimos 20 anos, tudo que existe no estado do Piauí, voltado para incluir e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, tem a minha participação”, declarou.
Como gestor, ele destacou a ampliação da rede de saúde como prioridade. A secretaria está construindo novos centros de reabilitação em cidades como Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano e Campo Maior, somando-se às unidades já em funcionamento em Parnaíba e São João do Piauí. A meta é descentralizar o atendimento e evitar longas viagens até a capital.
Outro marco é o Centro de Atendimento ao Autismo, que realizou mais de dez mil atendimentos em seus primeiros cinco meses com uma equipe multidisciplinar. “Para mim aquilo ali é um sentimento de dever cumprido”, afirmou o secretário, que tem um sobrinho autista e conhece de perto as dificuldades das famílias.
Mauro quer continuar trabalhando pelas pessoas com deficiência do nosso estado
Além da saúde, a secretaria atua em outras frentes como empregabilidade e cidadania. Mauro Eduardo anunciou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para capacitar cerca de 600 pessoas com deficiência e familiares em cursos profissionalizantes. Outro campo de atuação é a linha de crédito “Todos pela Inclusão”, com juros abaixo de 1% ao mês, destinada ao empreendedorismo deste público. Para ele, o maior desafio permanece sendo o preconceito e a “falta de acessibilidade atitudinal”.
“A sociedade precisa acordar ainda para respeitar os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou, citando como exemplo a frequente ocupação irregular de vagas de estacionamento reservadas. Ao final da conversa, definiu inclusão, em uma palavra, como “amor”, e reafirmou sua missão: “continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida das pessoas com deficiência do nosso estado”.
Ouça o episódio completo no canal do Portal Piauí Hoje no Youtube clicando abaixo.
Mais conteúdo sobre:
#inclusão #Mauro Eduardo #podcast “Mandando Bem” #Wiliam Guimarães #Ceid #primeira #pessoa com deficiência #Assembleia Legislativa