Política

ELEIÇÕES 2026

Mangabeira Unger sugere que Lula não se candidate e apoie Rafael Fonteles para presidente

O ex-ministro e professor de Harvard afirmou que a melhor opção para a sucessão de Lula é o governador do Piauí

Da Redação

Segunda - 24/06/2024 às 13:55



Foto: Reprodução X / Ricardo Stuckert Roberto Mangabeira Unger à esquerda / Rafael Fonteles e Lula à direita
Roberto Mangabeira Unger à esquerda / Rafael Fonteles e Lula à direita

Em entrevista à Revista Veja, o professor, filósofo e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger, sugeriu que o presidente Lula (PT) não se candidate à reeleição em 2026 e foque na construção de um sucessor, que seria o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI).

O professor de Harvard afirmou que esse é o caminho para quebrar a “briga moral de uma política de costumes” encabeçada por Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mangabeira Unger considera o PT um partido essencialmente nordestino, aonde Rafael Fonteles tem garantido maior destaque.

“Nós temos duas forças que querem nos meter numa briga moral entre duas políticas de costumes, mas que não têm nenhuma proposta para os problemas do dia a dia dos brasileiros. O que eu proponho, então, para desarmar isso? Primeiro que o presidente Lula não se candidate à reeleição. Em vez de se candidatar à reeleição, construa um sucessor”, afirmou.

Mangabeira Unger disse ainda que o governador do Piauí é uma boa opção para a sucessão de Lula, descartando Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

“O PT é um partido hoje essencialmente nordestino, mas absurdamente comandado por São Paulo. E quem aparece na mídia é o embaixador de Lula ao mercado financeiro, o Haddad. Esse não deve ser o caminho para o PT. Não é a melhor maneira de abrir a porta do futuro”, afirmou.

Para Mangabeira, a polarização entre esquerda e direita desvia o foco das questões econômicas para uma narrativa moral. Segundo o filósofo, o Brasil se encaminha para mais um ciclo de oportunidades perdidas no desenvolvimento social e econômico.

 “Essa falsa direita e essa falsa esquerda têm o mesmo projeto”, disse. 

Fonte: Com informações de Poder 360

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: