A Justiça mandou suspender o evento Canyon Fest Poty 2024, que seria realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Castelo do Piauí. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que alegou que a realização da festa, na véspera das eleições municipais, poderia beneficiar o atual prefeito, Magno Soares, gerando um desequilíbrio no pleito.
A programação do Canyon Fest Poty 2024 incluía a participação de artistas nacionais renomados, como Murilo Huff e Fabinho Testado, Dino Fonseca, João Gomes, Hitchie e Vitor Fernandes.
Segundo o Ministério Público, em anos anteriores, no período de 2017 a 2019, e no ano de 2023, a festa não havia sido realizada no mês de setembro, período de campanha eleitoral. Este ano, no entanto, o atual prefeito passou a divulgar o evento em suas redes sociais.
Segundo o promotor Raimundo Martins Júnior, o evento "inequivocamente favorece os candidatos apoiados pelo Sr. José Magno, consubstanciando-se em evidente uso da máquina pública de forma a desequilibrar as eleições".
Com isso, o juiz Eleitoral Raniere Santos Sucupira determinou a imediata suspensão, divulgação e veiculação do Canyon Fest Poty, bem como a retirada de postagens das redes sociais da Prefeitura e do gestor municipal. A decisão também proíbe a realização de novos eventos com as mesmas características.
O descumprimento da decisão judicial acarretará uma multa diária de R$ 100 mil para o município de Castelo do Piauí e de R$ 30 mil para o prefeito, sem prejuízo de apuração em outras esferas, em caso de desobediência.
Confira o pedido do MPE: