
O deputado estadual e presidente do Solidariedade no Piauí, Evaldo Gomes, defende a formação de três chapas proporcionais na base governista. Ele relatou à imprensa na manhã desta quarta-feira (19) que confia no governador Rafael Fonteles (PT) após ele afirmar em uma reunião que quer apenas duas chapas para a disputa das eleições de 2026.
As duas chapas proporcionais são a do PT e a proveniente da fusão entre PSD e MDB. A decisão do governador pode não ter agradado os dirigentes de partidos menores, já que eles não terão o apoio do Governo Estadual caso decidam montar as "chapinhas".
"O Solidariedade é da base, nós somos da base do governador. Confiamos e acreditamos no governador porque nós achamos ele muito inteligente, muito sábio. Ele é um matemático! Então eu acho que se resolve isso é com muita conversa, com muito diálogo, o ano inteiro. Mantendo a estratégia, conversando e mostrando para ele que três chapas proporcionais para deputado estadual e para deputado federal cabe sim três partidos da base", relatou o parlamentar.
Evaldo Gomes estima que haverá mais de 90 candidatos a deputados estaduais e mais de 60 candidatos federais disputando as eleições de 2026 no Piauí.