Em mais um capítulo na sua sortuda trajetória política, Elmano Ferrer está de volta ao Congresso Nacional. O ex-senador e ex-prefeito de Teresina assume, nesta quarta-feira (05/11), o cargo de deputado federal em vaga do Partido Progressista (PP) no Piauí. A informação foi confirmada após uma sequência de movimentações políticas dentro do partido.
A volta de Ferrer se deu pela saída do deputado Júlio Arcoverde (PP) para Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais de Teresina, convidado pelo prefeito Silvio Mendes. Elmano Ferrer confirmou presença na solenidade de posse de Arcoverde, marcada para às 11 horas dessa segunda-feira (03/11),:no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
A vaga aberta na Câmara dos Deputados seria ocupada pela primeira suplente do PP, a ex-vice-governadora Margarete Coelho. No entanto, ela optou por permanecer no cargo de diretora nacional do Sebrae, declinando da oportunidade. Com a decisão de Margarete, a vaga foi destinada ao segundo suplente da legenda, que é justamente Elmano Ferrer.
Após prestigiar a posse de Arcoverde na manhã de segunda, Ferrer segue para Brasília no período da tarde para tratar dos trâmites de sua própria posse, marcada para o meio da semana, consolidando seu retorno ao Parlamento.
Trajetória Política de Elmano Ferrer
Elmano Ferrer é um nome consolidado na política piauiense. Sua carreira inclui passagens pelo Executivo e Legislativo, tanto em nível municipal quanto federal.
· Prefeitura de Teresina: Foi vice-prefeito e prefeito da capital piauiense entre 2005 e 2012, sendo conhecido por uma gestão que priorizou obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
· Senado Federal: Elegeu-se senador pelo Piauí em 2014, exercendo o mandato até 2023. No Senado, foi vice-líder do governo e integrou comissões importantes, como a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Serviços de Infraestrutura (CI).
· Câmara dos Deputados: Esta não é a primeira experiência de Ferrer como deputado federal. Ele já exerceu o mandato de 2003 a 2005, quando renunciou para assumir a prefeitura de Teresina. Agora, quase vinte anos depois, retorna à Casa como segundo suplente, mostrando a dinâmica da suplência no sistema político brasileiro.
Mais conteúdo sobre:
#Elmano Ferrer #deputado federal #posse #Câmara dos Deputados #Partido Progressista #PP #Piauí #Júlio Arcoverde #Margarete Coelho #retorno ao Parlamento #trajetória política #Teresina #suplente