O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, em comunicado divulgado à imprensa na noite dessa sexta-feira (6), informou que não participaria do tradicional desfile cívico-militar na capital, organizado pelo Governo do Piauí, pois não havia sido convidado oficialmente.
Também candidato à reeleição, Dr. Pessoa ainda acusou o Governo do Estado de usar o evento como "ato político". O governador Rafael Fonteles, que é petista, está apoiando o candidato à Prefeitura de Teresina do seu partido, o deputado estadual Fábio Novo.
"Desejamos às nossas crianças das escolas municipais um bom desfile, pois sabemos que representarão a nossa capital, que é a primeira no IDEB em educação no Brasil, e lamentamos pelo Governo do Estado usar o desfile cívico como ato político", diz a nota divulgada pela assessoria do prefeito.
Rafael não esconde seu apoio à Fábio Novo e já subiu em palanques ao lado do deputado em diversas ocasiões. Mas a justificativa de Dr. Pessoa não convence, visto que nem o próprio Fábio Novo estava no desfile na manhã deste sábado (7). O candidato petista cumpriu agenda de campanha no Mercado da Piçarra, na zona Sul da capital.
A assessoria do prefeito também informou que "em respeito à importância dessa data para a nação brasileira", ele acompanharia as celebrações ao lado do povo da zona rural de Teresina, "reafirmando seu compromisso com os valores cívicos e a proximidade com a população".