Política

AUMENTO DE PENA

Câmara aprova projeto que aumenta pena para injúria racial contra mulheres e idosos

Deputada Silvye Alves propõe agravamento da pena em 1/3 a 2/3; texto segue para o Senado

Da Redação com informações da Agência Câmara

Quarta - 16/04/2025 às 08:05



Foto: Câmara dos Deputados/Luís Macedo Plenário da Câmara dos Deputados atinge número de assinaturas necessárias para instaurar CPI no INSS
Plenário da Câmara dos Deputados atinge número de assinaturas necessárias para instaurar CPI no INSS

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (15) o Projeto de Lei 5701/23, que propõe o aumento da pena para o crime de injúria racial quando a vítima for mulher ou pessoa idosa. A proposta, de autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), visa alterar a Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.

Atualmente, a pena para injúria racial varia de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa. Com a aprovação do projeto, essa pena poderá ser aumentada de 1/3 a 2/3 se o crime for praticado contra mulheres ou idosos. A proposta agora segue para análise do Senado.

A deputada Silvye Alves destacou que mulheres e idosos são frequentemente alvos de injúrias raciais, caracterizadas por ofensas à dignidade ou ao decoro em razão da raça, cor, etnia ou origem. Ela argumentou que essas pessoas são mais vulneráveis em uma sociedade preconceituosa, tornando-se necessária uma pena mais severa para proteger esses grupos.

A relatora do projeto, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), ressaltou que estudos indicam que as mulheres são as principais vítimas de injúria racial, reforçando a necessidade de medidas que reconheçam a gravidade desses atos. Ela afirmou que a proposta demonstra o compromisso do país com temas de relevância nacional, considerando que o Brasil é majoritariamente negro e feminino.

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), relatora do projeto, defendeu o agravamento da pena em plenário - Câmara dos Deputados

Durante o debate em plenário, o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) afirmou que o racismo estrutural está frequentemente associado a outros tipos de preconceito, tornando as injúrias raciais contra mulheres ainda mais graves. Por outro lado, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) argumentou que a pena para injúria racial deveria ser a mesma independentemente do gênero ou idade da vítima.

O projeto agora aguarda votação no Senado. Se aprovado, poderá contribuir para um tratamento mais rigoroso de crimes de injúria racial, especialmente aqueles que atingem mulheres e idosos, grupos historicamente marginalizados e vulneráveis.

Fonte: Agência Câmara

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<