Cinco pessoas abordadas na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, foram conduzidas à Central de Flagrantes na manhã desta sexta-feira (06) por estarem em posse de celulares com restrição de furto e roubo. A ação ocorreu durante a 29ª fase da Operação Interditados, deflagrada no local com o objetivo de combater o comércio ilegal desses aparelhos.
A operação foi deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI). A Praça da Bandeira é um local conhecido pela comercialização de celulares furtados e roubados. A operação visa ainda desarticular o esquema de compra e venda de dispositivos de origem ilícita na região.
Uma mulher abordada pelos policiais na Praça da Bandeira afirmou ter comprado o aparelho que ela usa há mais de um ano em um site de vendas. No entanto, foi constatado que se trata de um aparelho roubado e por esse motivo ela foi levada à delegacia.
Veja o vídeo:
Outra mulher abordada afirmou ter comprado o aparelho no início deste ano, mas também foi levada à Central de Flagrantes porque o aparelho era roubado.
O Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, destacou que, nos primeiros nove meses de 2024, houve uma redução de 42% no número de roubos e furtos de celulares em Teresina, com o mês de setembro registrando uma queda de 46% em relação ao mesmo período do ano passado.
As pessoas que foram conduzidas à delegacia poderão responder pelo crime de receptação.
“Nossas equipes encontraram dois celulares escondidos em uma lixeira. Vale ressaltar que posteriormente iremos verificar a procedência do mesmo”, explicou o superintendente.
Durante a operação foram realizadas ações educativas, com a distribuição de folhetos para conscientizar a população sobre a importância de colaborar com as autoridades no combate a essa prática criminosa.
A operação foi realizada em conjunto com a Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI).