
Com exposições de livros, oficinas literárias, apresentações culturais e bate-papos com autores, iniciou, nesta quarta-feira (14), a 5ª edição do Salão do Livro de José de Freitas (SALIJO), que vai até sexta (16), na Unidade Escolar Antônio Freitas.
Neste ano, o evento homenageia o centenário do professor, escritor e advogado Manoel Paulo Nunes, que completaria 100 anos em 2025.
Ele foi um dos grandes nomes da educação no Piauí, com passagem pela Secretaria de Cultura do Estado e cadeira na Academia Piauiense de Letras.
Além de movimentar a cena cultural do município, o SALIJO é uma porta de entrada para o universo da leitura, especialmente entre os jovens. A proposta é incentivar o hábito de ler e abrir espaço para novos talentos da escrita.
“Promover o acesso ao livro e à leitura é um investimento direto na formação cidadã dos nossos jovens”, afirma Everton Calisto, coordenador de Juventude do Estado. Para ele, o evento é também uma estratégia concreta de valorização da juventude piauiense.7
A programação conta com estandes de livros nas salas da escola, espaços para conversas com autores, oficinas e apresentações. Um dos destaques é a participação do premiado escritor Raphael Montes, autor de Bom Dia, Verônica e Dias Perfeitos, que estará no evento no dia 16.
Para incentivar ainda mais a leitura, serão distribuídos três mil cheque-livros no valor de R$ 20, que poderão ser usados durante o evento para adquirir publicações.
“É gratificante ver o entusiasmo das crianças e jovens ao participarem das atividades. O SALIJO vai além dos livros, ele inspira, conecta e transforma”, destaca Marcelo Costa, da Task Comunicação, empresa responsável pela realização do evento.
O 5º SALIJO é promovido pela Task, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria da Juventude (Cojuv).