O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse para o segundo mandato em Washington nesta segunda-feira (20). A cerimônia marca o retorno político do republicano ao poder, após quatro anos da administração de Joe Biden.
O dia da Posse de Trump nos EUA segue várias tradições americanas, como juramentos, discursos, desfiles e bailes. Além disso, Biden deixará a Casa Branca, enquanto a família Trump se mudará para a residência oficial do presidente.
As temperaturas em Washington devem atingir níveis recordes nesta segunda-feira. No domingo (19), a prefeita da cidade, Muriel Bowser, declarou estado de emergência devido ao clima frio extremo.
Devido às condições climáticas, Trump decidiu mover as cerimônias, que aconteceriam na fachada do Capitólio dos EUA, para dentro da rotunda do Capitólio, e o desfile que seguiria pela avenida Pennsylvania até a arena Capital One.
Será a primeira vez desde a segunda posse de Ronald Reagan, em janeiro de 1985, que o evento será realizado em um local fechado.
A estimativa inicial era de que cerca de 220 mil pessoas com ingresso estivessem presentes no terreno do Capitólio dos EUA. Agora, apenas uma fração desse número poderá assistir às cerimônias dentro da arena Capital One, que tem capacidade para 20 mil pessoas. A posse será transmitida nesse local, onde também se apresentarão os artistas e participantes do desfile.
Trump fará o juramento de posse, administrado pelo Chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, por volta das 14 horas no horário de Brasília. Após a posse, ele deverá fazer um discurso, no qual afirmou que abordará ordens executivas e promessas de campanha que colocará em vigor no novo governo.
Fonte: CNN