A partir desta quarta-feira (8), brasileiros que desejarem visitar o Reino Unido deverão solicitar a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA). O documento custa 10 libras esterlinas (cerca de R$ 77) e será obrigatório para portadores de todos os tipos de passaporte, incluindo comuns, oficiais e diplomáticos. A medida permitirá estadias de até seis meses para turismo, visitas familiares, negócios e cursos de curta duração.
O ETA é válido por até dois anos e estará digitalmente vinculado ao passaporte do viajante, mas não garante entrada automática no país. Além da autorização, será necessário passar pela imigração britânica. A solicitação do ETA deve ser feita online, via aplicativo ou site oficial, e exige uma foto do passaporte e do rosto, além de respostas a algumas perguntas.
A nova regra, que já era aplicada a outros países como o Catar desde 2023, faz parte de um esforço do governo britânico para monitorar viajantes isentos de visto. Segundo o Reino Unido, o ETA poderá ser solicitado em cerca de 10 minutos, e a aprovação costuma levar até três dias úteis.
Fonte: Diário do centro do mundo