
Uma falha no serviço de nuvem Amazon Web Services (AWS) causou instabilidades em diversos sites e aplicativos globalmente nesta segunda-feira (20). A interrupção, que começou na madrugada e afetou mais de 500 empresas, atingiu gigantes como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.
A instabilidade começou por volta das 4h11 (horário de Brasília). Embora a situação tenha se normalizado por volta das 8h, as reclamações no site Downdetector voltaram durante à tarde. Perto das 14h13, a Amazon informava que mais de 90 produtos da AWS foram afetados.
A Amazon confirmou que a falha está concentrada na região US-EAST-1, que corresponde ao datacenter localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A raiz do problema, segundo a companhia e especialistas, parece estar no DynamoDB, o sistema de banco de dados da Amazon, que apresentou "taxas de erro significativas".
O que aconteceu: "ao que tudo indica, uma falha no DynamoDB foi a responsável pela interrupção de alguns sistemas," explicou Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence na BlueDiamond.
Impacto Global: a região US-EAST-1 foi a primeira criada pela Amazon (em 2006). Segundo Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, muitas empresas que usam a nuvem da companhia desde o início ainda mantêm seus serviços hospedados lá, o que justifica o "impacto global".
Serviços Afetados
A AWS é a divisão de computação em nuvem da Amazon, oferecendo serviços essenciais como hospedagem e bancos de dados. Mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao incidente. Entre os serviços impactados estão:
Amazon (própria empresa) e Alexa
Streaming: Prime Video, HBO, Roku
Jogos: Fortnite, Roblox, Clash Royale, Clash of Clans
Finanças/Mercado: Mercado Livre, Mercado Pago, Coinbase, Robinhood
Outros: Snapchat, Zoom, Duolingo, Signal, Lyft, Perplexity
Especialistas alertam que incidentes como este, que é a primeira grande interrupção desde o problema com a CrowdStrike em 2024, reforçam a necessidade de as empresas adotarem medidas de backup e redundância, mesmo utilizando grandes provedores de nuvem.
Fonte: globo.com