Uma vereadora da cidade de Piracuruca, no Norte do Piauí, e uma servidora da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), foram afastadas de seus cargos por determinação da Justiça Eleitoral, sob suspeita de envolvimento em crimes eleitorais. Elas são alvos da Operação Escudo Eleitoral III, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (29).
Segundo a PF, a operação tem como objetivo combater uma organização criminosa suspeita de atuar em ilícitos eleitorais no contexto das Eleições Municipais de 2024.
Durante a ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Piracuruca, no Norte do Piauí, e Águas Lindas, em Goiás, com apoio do Canil da Polícia Civil do Piauí. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral do Piauí.
De acordo com a Polícia Federal, as medidas cautelares adotadas visam preservar a integridade das investigações, impedir a continuidade das práticas criminosas e assegurar o regular funcionamento do processo democrático.
Apuração começou em 2025
As investigações tiveram início em novembro de 2025, após o compartilhamento de informações oriundas de uma investigação criminal anterior. Os dados apontaram uma possível ligação entre integrantes de facção criminosa e o financiamento eleitoral, o que levou ao aprofundamento das apurações pela Polícia Federal
Conforme a investigação, há indícios da utilização de recursos de origem criminosa no financiamento de campanhas eleitorais, além de práticas ilegais voltadas à obtenção de votos, como a captação ilícita de sufrágio, conhecida como compra de votos. Também são apuradas manobras para dissimular a origem de valores e bens utilizados durante o processo eleitoral.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento, e que novas medidas judiciais poderão ser adotadas após a análise do material apreendido.
Fonte: Com informações da PF
Mais conteúdo sobre:
#Servidora pública #vereadora #operação escudo iii #crimes eleitorais #polícia federal