Os trabalhadores da coleta de lixo de Teresina vão deflagrar greve por tempo indeterminado, com previsão de início nesta sexta-feira (22). A decisão foi divulgada pelo presidente do Sindicato dos Empregadores de Empresa de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jônatas Miranda.
Segundo Jônatas Miranda, o sindicato vem discutindo com a empresa responsável pela contratação dos coletores de lixo a questão do pagamento de horas extras, insalubridades e atrasos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, o número de trabalhadores foi reduzido de 2.600 para 1.800, insuficiente para atender a demanda da cidade.
"Nessa segunda, a empresa procurou a sede do sindicato, juntamente com a sua diretoria, e apresentou algumas contrapropostas. Nós fizemos uma assembleia e decidimos, por unanimidade, pela deflagração da greve. Pois muitos problemas já foram apresentados, foram dados vários prazos para a solução e não foram obtidos resultados, nem esses problemas foram solucionados", disse.
Atualmente, a empresa Aurora Ambiental faz a coleta de lixo de forma emergencial, substituindo a empresa Litucera, que teve o contrato suspenso pela Justiça.
No mês passado, a Prefeitura de Teresina suspendeu novamente a licitação para a contratação de uma empresa para cuidar da coleta de lixo, atendendo à decisão monocromática do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A contratação de uma nova empresa deve ficar sob a responsabilidade do prefeito eleito Silvio Mendes, que assume a gestão em 1° de janeiro de 2025.
Matérias relacionadas:
Nova empresa vai iniciar o serviço de limpeza pública e coleta de lixo em Teresina
Com Teresina tomada pelo lixo, secretária nega problemas na coleta; veja o vídeo
Moradores do Soinho se mobilizam para evitar acúmulo de lixo na estrada do povoado
Prefeitura suspende novamente a licitação para a coleta de lixo de Teresina