Pode chover forte em Teresina nas próximas 24 horas e 48 horas. O alerta preventivo da Defesa Civil começou a ser emitido nesta segunda-feira (26) e tem como base os mapas de previsão meteorológica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O monitoramento aponta que as chuvas devem se concentrar principalmente nos períodos da tarde e noite, mas pancadas intermitentes podem ocorrer ao longo de todo o dia até o dia 31 de janeiro. O risco maior envolve alagamentos repentinos, enxurradas e quedas de árvores.
O cenário exige atenção redobrada, especialmente em áreas com histórico de alagamentos, proximidades de córregos, encostas e regiões com árvores de grande porte.

Foto: Ascom Defesa Civil
O secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes, reforçou a importância da prevenção.
“Nosso objetivo é alertar a população com antecedência para que todos possam se proteger. Em caso de chuvas fortes, é fundamental evitar áreas de risco, como regiões alagadas, encostas e vias com histórico de enxurradas e ficar atento a sinais de risco, como árvores inclinadas ou estruturas comprometidas”, destacou o secretário.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas simples que podem evitar acidentes:
- Evitar transitar por ruas alagadas ou tentar atravessar enxurradas;
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas;
- Redobrar a atenção no trânsito, principalmente à noite;
- Desligar aparelhos elétricos em áreas com risco de alagamento.
Quem desejar receber os Alertas da Defesa Civil por SMS, com avisos sobre chuvas intensas, riscos e situações de emergência, deve enviar uma mensagem de texto com o número do CEP da residência para o telefone 40199. O serviço é gratuito e pode salvar vidas.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil de Teresina pelos canais oficiais, como número: 199 ou whatsapp: (86) 99514-2250.
Fonte: PMT