Geral

NOVIDADE

Piauí vai digitalizar passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência

Serviço online no app Gov.pi Cidadão promete agilizar reservas e eliminar necessidade de deslocamento presencial para solicitar o benefício

Da Redação

Terça - 20/01/2026 às 17:16



Foto: Nova ferramenta permite reservar vaga digitalmente
Nova ferramenta permite reservar vaga digitalmente

Um novo serviço digital do Governo do Estado, atualmente em fase final de desenvolvimento, vai permitir que pessoas com deficiência solicitem e reservem suas vagas com gratuidade em ônibus de forma totalmente online, direto pelo celular ou computador. A iniciativa promete acabar com a burocracia e os deslocamentos presenciais que hoje são necessários para acessar o benefício.  O trabalho é resultado de uma parceria entre a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Não foi informada a data que o aplicativo começa a funcionar.

 O novo aplicativo tem como objetivo central garantir mais autonomia e inclusão

O sistema será integrado à plataforma Gov.pi Cidadão, o aplicativo único do governo estadual, e tem como objetivo central garantir mais autonomia e inclusão. "Estamos trabalhando para reduzir barreiras e ampliar o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas. Esse serviço digital traz mais dignidade, conforto e respeito ao cidadão", afirmou o secretário da Seid, Mauro Eduardo, durante reunião de alinhamento realizada nesta terça-feira, 20. Com a nova ferramenta, o cidadão poderá fazer toda a solicitação da reserva da vaga de maneira digital, sem precisar ir até um ponto de atendimento físico.

O processo agora avança para a fase de testes do sistema. Em seguida, será publicada a assinatura do decreto que regulamenta oficialmente o serviço digital. Uma etapa considerada importante pelas autoridades é a capacitação dos funcionários das empresas de transporte e das rodoviárias. "Além da tecnologia, é fundamental capacitar os profissionais que atuam diretamente no atendimento. Assim garantimos que o serviço funcione de forma integrada", ressaltou Claude Girão, coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social (Sasc).

O serviço vai modernizar o acesso ao Passe Livre Intermunicipal, um direito já estabelecido no estado. Para ter a gratuidade, é necessário comprovar renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo. O benefício também se estende a um acompanhante, quando a deficiência exigir. Dados da Seid indicam que mais de 40 mil carteirinhas físicas do Passe Livre já foram emitidas, o que demonstra a grande demanda pelo serviço e a urgência em agilizar seu acesso. A lei estadual nº 8.160, de 2023, já prevê a obrigatoriedade de treinamento para colaboradores do transporte público no atendimento a pessoas com deficiência, dando base legal à etapa de capacitação anunciada.

Ellen Gera, presidente da Etipi, reforçou o compromisso com a inovação no serviço público. "Nosso foco é usar a tecnologia para aproximar o Estado do cidadão. Estamos avançando para a fase de testes e trabalhando para que esse serviço seja entregue com segurança, eficiência e acessibilidade", pontuou. A expectativa é que, após a conclusão de todos os trâmites, o serviço de solicitação online do Passe Livre esteja disponível para toda a população do Piauí, promovendo uma inclusão real por meio da tecnologia.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade