Geral

NEGÓCIOS

Piauí avança na desburocratização e melhora ambiente para novos investimentos

Governador Rafael Fonteles defende relação mais simples entre poder público e empresários

Da Redação

Terça - 10/02/2026 às 13:40



Foto: Portal Piauí Hoje Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Durante o evento de divulgação dos resultados do desenvolvimento econômico do Piauí na manhã desta terça-feira (10), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles afirmou que a redução da burocracia e a melhoria da relação entre o poder público e os empreendedores têm sido fatores decisivos para tornar o estado mais atrativo a novos investimentos.

Segundo o governador, um dos principais entraves enfrentados por empresários em todo país é a dificuldade de interlocução com o setor público, marcada por excessos burocráticos que, muitas vezes, acabam desestimulando novos negócios.

“O que mais muda para o empreendedor é saber que existem instrumentos que ajudam a se instalar em determinado local. Uma das maiores dificuldades sempre foi a relação com o poder público, marcada por entraves burocráticos que acabam afastando investimentos”, destacou.

Rafael Fonteles ressaltou que o governo estadual tem buscado mudar essa realidade ao criar estruturas que facilitem a interface entre empreendedores e os diversos órgãos públicos envolvidos no processo de abertura e funcionamento de empresas, independentemente do porte do negócio.

“Criamos uma estrutura justamente para facilitar essa relação do empreendedor, seja ele micro, pequeno ou grande empresário, com os órgãos públicos que fazem parte da sua jornada produtiva”, afirmou.

O governador explicou que, ao longo do processo de instalação e operação de um empreendimento, o empresário precisa dialogar com diversas instituições, como Junta Comercial, Prefeituras, Governo do Estado, Secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente, além de órgãos municipais, estaduais e federais.

“O empreendedor precisa lidar com vários órgãos ao longo de toda a sua jornada", disse.

De acordo com Rafael Fonteles, a criação de uma estrutura integrada dentro do governo permite que o acompanhamento do empresário seja feito de forma contínua, evitando que o empreendedor fique isolado ou precise percorrer diferentes órgãos de maneira fragmentada.

“Hoje, o governo faz esse acompanhamento de forma integrada, sem deixar o empreendedor sozinho durante todo o processo. Isso muda completamente a experiência de quem quer investir e gerar empregos no Piauí”, concluiu.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: