Construção de novos equipamentos turísticos, ampliação de áreas de lazer e a criação de espaços para práticas esportivas e de valorização do artesanato piauiense. Essas melhorias fazem parte do novo projeto de revitalização da orla da praia de Atalia, em Luis Correia, litoral do Piauí. Durante toda a semana passada, uma missão técnica reuniu representantes do poder público, consultores e a população local para definir os rumos da obra. A ação integra o Programa Piauí Verde e Sustentável, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Esta é a segunda vez que a orla de Atalaia, um dos principais cartões-postais do litoral piauiense, passar por um projeto de requalificação. Em abril de 2011, o governador Wilson Martins inaugurou uma intervenção com investimento superior a R$ 7,5 milhões. Essa obra havia começado em 2005. Na época, a área ganhou dois mil metros de calçadão, com rampas para pessoas com necessidades especiais, asfaltamento da Avenida Teresina, iluminação do passeio central, o calçadão e a praia. Também foram construídas14 barracas e 28 blocos com três banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais.
Novo projeto prevê a construção de novos equipamentos turísticos e ampliação de áreas de lazer
A nova intervenção será feita com a participação das comunidade tradicionais. Na missão realizada em Luis Correia, o principal objetivo da agenda foi preparar a assinatura do contrato de financiamento com a AFD, alinhando aspectos formais e definindo prioridades para a execução do programa. Além da Secretaria do Planejamento (Seplan), participam do processo as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Agricultura Familiar, Fazenda, Mulheres, além da Ouvidoria-Geral e da Procuradoria-Geral do Estado.
Segundo o governo do Estado, o objetivo foi ouvir demandas e construir coletivamente as diretrizes para um desenvolvimento sustentável na região. Uma oficina específica sobre a revitalização da orla da Atalaia foi realizada pelo arquiteto e urbanista Vasco Costa, consultor contratado pela AFD. Daniel Wagner, gerente sênior de projetos da AFD Brasil, destacou a importância do momento de escuta. “Dentre todas as missões, esta é a mais importante, pois é o momento de ouvir a população que será beneficiados futuramente com a implantação do projeto”, afirmou.
Mais conteúdo sobre:
#equipamentos turísticos #ampliação #áreas de lazer #práticas esportivas #artesanato piauiense #Orla da Praia de Atalaia #Luis Correia #Litoral #Piauí