
Durante o mês de conscientização para um trânsito mais seguro e sem violência, a Equatorial Piauí trouxe dados preocupantes sobre acidentes que envolvem postes de energia. Nos primeiros quatro meses de 2025, mais de 500 casos de falta de energia foram registrados no estado, causados por abalroamentos de postes.
Com esses acidentes de trânsito afetando a rede elétrica, o piauiense ficou, em média, 16 horas sem energia. Os números também mostram que ocorrem cerca de quatro abalroamentos por dia. Além de representar um risco à segurança das pessoas, esses acidentes geram altos custos para consertar e substituir os postes danificados.
"O respeito às leis de trânsito e o cuidado ao volante são essenciais para diminuir esses tipos de acidente. Quando há abalroamento de postes, orientamos as pessoas a não se aproximarem de fios ou cabos caídos e a não tocarem em objetos ou pessoas que possam estar em contato com a rede elétrica", explica Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí.
Entre os acidentes registrados nos primeiros quatro meses, 124 ocorreram em Teresina. Um dos mais graves foi em fevereiro, quando um caminhão derrubou cinco postes e arrastou fios no bairro São Joaquim. Picos ficou em segundo lugar com 24 ocorrências, seguida por Palmeirais (15), Parnaíba (14) e Floriano (12).
Como a reparação do sistema é mais difícil devido aos danos, o tempo para consertar esse tipo de ocorrência também é mais longo. Por isso, a distribuidora pede que, em casos de abalroamento de postes, os consumidores informem o incidente imediatamente através do 0800 086 0800 ou pelo WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (86) 3228-8200.
Fonte: Equatorial Piauí