
A lista tríplice destinada à escolha do próximo Defensor (a) Público (a) Geral do Estado do Piauí foi definida nesta sexta-feira (21) após votação virtual da Defensoria Pública do Estado. A atual defensora pública-geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi a mais votada com 73 votos, correspondendo a 29,20%. Também compõem a lista o defensor público João Batista Viana do Lago Neto, que recebeu 68 votos; e o defensor público Jeiko Melo Hohmann Britto, com 57 votos.
A defensora pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, que também concorreu ao cargo, obteve 52 votos, o que corresponde a 20,80%. Todos os 122 defensores públicos aptos a votar compareceram ao pleito.
A lista tríplice será encaminhada ao governador Rafael Fonteles, que terá o prazo de 15 dias para escolher um dos componentes para ocupar o cargo de Defensor Público Geral do Estado para o Biênio 2025/2027.
A eleição foi conduzida pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (TI), sob a coordenação da Comissão Eleitoral presidida pela defensora pública Ana Patrícia Paes Landim Salha; com a vice-presidência da defensora pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa e o Secretariado da defensora pública Sara Maria de Araújo Melo; tendo ainda como suplente o defensor público Gervásio Pimentel Fernandes.
A presidenta da Comissão Eleitoral, Ana Patrícia Salha, afirma que o pleito transcorreu com a normalidade esperada.
“A eleição dos componentes da lista tríplice aconteceu de forma democrática, com a participação efetiva das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos com atuação tanto da capital como do interior do Estado. O processo, realizado de forma virtual por meio do sistema E-Voto, foi célere, com participação expressiva, e conferiu como em pleitos anteriores a segurança essencial para a votação", disse Ana Patrícia Salha.
Fonte: DPE-PI