Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), Defesa Civil do Estado, Polícia Militar do Piauí e Exército Brasileiro estão trabalhando no resgate de vítimas das fortes chuvas que atingiram Picos, cidade localizada a 311 km de Teresina, na madrugada desta terça-feira (14). Vários bairros da cidade sofreram alagamentos, e as ações estão concentradas em áreas mais afetadas, com prioridade no resgate e na remoção de moradores para locais seguros.
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) também estão participando da força-tarefa. Os bairros Ipueiras e Emaús, na zona urbana, foram os mais afetados, com muitas casas evacuadas devido à subida das águas.
O capitão Allisson Rangel, comandante do 4º Grupamento dos Bombeiros em Picos, explicou que o solo da cidade já estava encharcado devido à forte chuva do dia 29 de dezembro, o que agravou os alagamentos. "Com o grande número de ocorrências, tivemos que convocar mais bombeiros para formar novas equipes durante a madrugada e agora pela manhã", afirmou.
O tenente-coronel Felipe, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, também informou que a PM está dando suporte nas ações de resgate e na organização dos desabrigados. "A Polícia Militar está ajudando no apoio aos locais onde os desabrigados estão sendo levados, com espaços disponibilizados pelos órgãos de apoio da prefeitura", disse.
Os Bombeiros pedem que a população tenha cuidado com o risco de queda de árvores, fique atenta ao nível das águas em ruas alagadas e, sempre que possível, evite sair de casa. Eles também alertam que os números 193 e 190 podem ficar congestionados devido à alta demanda, mas que as equipes continuam em prontidão 24 horas por dia.
Fonte: CCOM/PI