Geral

RELIGIÃO E FÉ

Festejos de Nossa Senhora de Lourdes começam nesta segunda-feira (2) no bairro Vermelha

NO primeiro dia da programação, a paróquia homenageia o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Da Redação

Segunda - 02/02/2026 às 18:09



Foto: Piauí Hoje Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina
Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina

Os Festejos de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, em Teresina, começam nesta segunda-feira (2). A programação reúne momentos de fé, oração, celebração e confraternização, convidando a comunidade a viver dias de devoção sob o olhar amoroso da Virgem Imaculada de Lourdes e segue até o dia 11 de fevereiro.

Logo no primeiro dia de festejos, a paróquia presta uma homenagem especial ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de profissionais da educação, formadores, estudantes e ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), reconhecendo a contribuição dessas instituições e pessoas para a história, a educação e a preservação cultural.

Durante todos os dias, a programação religiosa contará com terço, novena e celebração da Santa Missa, reforçando o espírito de espiritualidade e comunhão entre os fiéis. Após as missas, o público poderá participar da programação social, que inclui quermesse com música ao vivo, bazar, venda de comidas típicas, leilão e espaço infantil, com atividades realizadas na Escola Gabriel Ferreira, promovendo um ambiente de encontro e convivência para toda a família.

O pároco, padre André, reforça o convite para que a população participe ativamente dos festejos. “É um momento de encontro, acolhida e gratidão. Aqui iremos rezar por todas as pessoas que ajudaram a construir a nossa paróquia. Teremos a parte religiosa, com o terço, a novena e a Santa Missa, e também a parte social, que é a nossa grande confraternização, com comidas típicas, música ao vivo, bazar e leilão. Venha participar, traga sua família e caminhe conosco nesse tempo tão especial de graça e unidade”, destacou.

Conhecida popularmente como Igreja da Vermelha ou Igreja dos Santeiros, o templo abriga um importante acervo da arte santeira piauiense, com destaque para obras do mestre Dezinho, sendo um símbolo da fé e da identidade cultural do Piauí e reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, concedido pelo Iphan em novembro de 2024.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: