Os Festejos de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, em Teresina, começam nesta segunda-feira (2). A programação reúne momentos de fé, oração, celebração e confraternização, convidando a comunidade a viver dias de devoção sob o olhar amoroso da Virgem Imaculada de Lourdes e segue até o dia 11 de fevereiro.
Logo no primeiro dia de festejos, a paróquia presta uma homenagem especial ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de profissionais da educação, formadores, estudantes e ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), reconhecendo a contribuição dessas instituições e pessoas para a história, a educação e a preservação cultural.
Durante todos os dias, a programação religiosa contará com terço, novena e celebração da Santa Missa, reforçando o espírito de espiritualidade e comunhão entre os fiéis. Após as missas, o público poderá participar da programação social, que inclui quermesse com música ao vivo, bazar, venda de comidas típicas, leilão e espaço infantil, com atividades realizadas na Escola Gabriel Ferreira, promovendo um ambiente de encontro e convivência para toda a família.
O pároco, padre André, reforça o convite para que a população participe ativamente dos festejos. “É um momento de encontro, acolhida e gratidão. Aqui iremos rezar por todas as pessoas que ajudaram a construir a nossa paróquia. Teremos a parte religiosa, com o terço, a novena e a Santa Missa, e também a parte social, que é a nossa grande confraternização, com comidas típicas, música ao vivo, bazar e leilão. Venha participar, traga sua família e caminhe conosco nesse tempo tão especial de graça e unidade”, destacou.
Conhecida popularmente como Igreja da Vermelha ou Igreja dos Santeiros, o templo abriga um importante acervo da arte santeira piauiense, com destaque para obras do mestre Dezinho, sendo um símbolo da fé e da identidade cultural do Piauí e reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, concedido pelo Iphan em novembro de 2024.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Mais conteúdo sobre:
#Nossa Senhora de Lourdes #Festejos #Igreja da Vermelha #Iphan #patrimônio #Teresina